OpenAI lança aplicativo do ChatGPT para smartphones
Ainda restrito à loja de aplicativos da Apple, o aplicativo ainda não tem previsão para Android
O ChatGPT, bot de inteligência artificial (IA) que se tornou uma sensação global por seu poder de produzir rapidamente conteúdo similar ao criado pelo ser humano e dar respostas sobre assuntos diferentes, agora está disponível na loja de aplicativos da Apple.
A OpenAI, companhia patrocinada pela Microsoft que está por trás do ChatGPT, informou, nesta quinta-feira (18), que o lançamento ocorreu depois de ter ouvido de usuários "que amam usar o ChatGPT em movimento".
Ao migrar para os smartphones, a OpenAI continua avançando no mercado de mecanismos de busca, dominado principalmente pelo Google, que foi colocado sob pressão pelo aumento da IA generativa.
Leia Também
• ChatGPT: o que a ferramenta significa para o futuro
• Espanha vai investigar ChatGPT, também na mira da Europa
• Vivo anuncia colaboração com a Microsoft para implementar IA generativa e decreta fim do chat engessado
Oferecido gratuitamente, o app vai permitir que usuários "tenham informação precisa sem a necessidade de filtrar publicidade ou múltiplos resultados", informou a OpenAI em seu site, dando uma alfinetada sutil ao mecanismo de buscas do Google.
O aplicativo também pode oferecer "orientações de culinária, planos de viagens ou criação de mensagens atenciosas", acrescentou a companhia.
A OpenAI informou que está fazendo o lançamento nos Estados Unidos e que irá expandir para outros países nas próximas semanas. O ChatGPT deve estar disponível para os dispositivos Android "em breve", explicou.
Os poderes do ChatGPT também já estão disponíveis nos smartphones pelo Bing, o mecanismo de busca da Microsoft, que usa a tecnologia da OpenAI.
A app store também possui aplicativos que surfam a onda da IA. A Meta, empresa proprietária do Facebook, lançou um alerta no mês passado sobre softwares maliciosos que passam pelo ChatGPT ou ferramentas de IA similares.