Logo Folha de Pernambuco

OpenAI lança seu próprio motor de busca e concorrerá com Google

Alguns exemplos mostrados no site da OpenAI são muito semelhantes aos resultados obtidos com o Googl

Desde seu lançamento, os chamados "chatbots" com IA como o ChatGPT tinham a limitação de não oferecer respostas necessariamente atualizadas - Flickr Open AI/Reprodução

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira (31) que lançará um buscador web como extensão de seu ChatGPT, o sistema de inteligência artificial (IA) generativa que desenvolveu, e competirá assim com o Google, referência no setor.

Diferentemente do ChatGPT, que funciona com uma quantidade finita de dados acumulados em uma base, o ChatGPT Search buscará elementos online para responder às demandas dos usuários.

Com esse novo serviço, "será possível obter respostas de forma rápida e oportuna, com links para fontes relevantes na web", afirmou a empresa em um post em seu blog.

Essa mudança permite à OpenAI oferecer informações em tempo real, algo que o ChatGPT não conseguia fazer até agora.

Entre os dados que poderão ser pesquisados estão previsões do tempo, cotações de ações, resultados esportivos ou notícias de última hora, explicou a companhia.

Alguns exemplos mostrados no site da OpenAI são muito semelhantes aos resultados obtidos com o Google ou Google Maps, por exemplo.

Desde seu lançamento, os chamados "chatbots" com IA como o ChatGPT tinham a limitação de não oferecer respostas necessariamente atualizadas.

Veja também

Japão quer combater pirataria de animes e mangás com ajuda de IA; entenda
pirataria

Japão quer combater pirataria de animes e mangás com ajuda de IA; entenda

MP investiga prefeito que pediu anistia a presos de 8 de janeiro em rodeio que custou R$ 1 milhão
Investigação

MP investiga prefeito que pediu anistia a presos de 8 de janeiro em rodeio que custou R$ 1 milhão

Newsletter