Os benefícios do Flutter para startups e pequenas empresas
Empreendendo com Vantagem: Como o Flutter impulsiona Startups e Pequenas Empresas
O que é uma startup?
Uma startup é uma empresa emergente que busca desenvolver um modelo de negócios inovador, geralmente baseado em tecnologia, com o objetivo de resolver um problema específico do mercado. O termo "startup" é frequentemente associado a empresas de tecnologia, mas pode abranger uma ampla gama de setores e indústrias.
Uma das principais características de uma startup é o desenvolvimento de um MVP (Minimum Viable Product - Produto Mínimo Viável). O MVP é uma versão simplificada do produto ou serviço que permite validar sua viabilidade, testar o mercado e obter feedback dos usuários.
O que é Flutter?
Flutter é um kit de ferramentas (SDK) de interface de usuário e de código aberto criado pela Google em 2015, sendo lançado oficialmente em 2018. Com ele, é possível criar diferentes aplicativos bonitos e multi plataformas (Android, iOS, web e desktop) usando a linguagem de programação Dart e uma única base de código, ou seja, sem precisar escrever o código separadamente para cada sistema ou plataforma.
Seu forte atrativo está baseado em alguns pilares: (a) Desenvolvimento Rápido, (b) UI Expressiva e Flexível e (c) Desempenho Nativo. (d) Multiplataforma etc. Se você quiser iniciar com o desenvolvimento mobile Flutter, clique aqui.
Por que o Flutter é a escolha ideal para startups e empresas iniciantes?
No cenário de desenvolvimento de aplicativos em geral, as startups têm duas opções: desenvolver seus apps com os sdks nativos (dedicados a uma única plataforma, como Android utilizando a linguagem Kotlin) ou multiplataforma (permitindo o suporte em várias plataformas usando o mesmo código).
O problema de iniciar com a primeira abordagem e que quase sempre as startups que estão iniciando operam com recursos limitados, tanto em termos de tempo quanto de dinheiro, ou seja, optar por desenvolver um app nativo pode fazer com que a empresa acabe gastando muito mais devido ter que contratar no mínimo dois desenvolvedores para entregar sua solução no Android e IOS.
Além disso, a curva de aprendizado dos sdks nativos é um pouco alta se você estiver iniciando com desenvolvedores um pouco inexperientes no mundo mobile, o que acaba gastando mais recursos financeiros e mais tempo ao lançar a primeira versão do seu negócio no mercado.
Por que escolher o Flutter?
A outra opção seria usar o desenvolvimento multiplataforma, onde é aqui que o Flutter brilha dando aos empreendedores oportunidade de colocar seus produtos em várias plataformas com uma experiência nativa, em tempo recorde e desempenho confiável minimizando assim o custo de manutenção do software de forma eficaz.
Escolher o Flutter para iniciar sua startup ou ideia de aplicativo, significa que você pode a primeiro momento iniciar com recursos limitados, como por exemplo contratar um único desenvolvedor para fazer versões android e Ios do seus apps e até mesmo a versão web/desktop se achar que faz sentido.
Em poucos dias você poderá colocar um MVP para teste pois o Flutter simplifica bastante o processo de desenvolvimento de apps pois o mesmo conta com diversos recursos essenciais semi prontos para fazer um app de sucesso. Abaixo vou listar alguns deles.
1 - O Flutter é rápido
O Flutter compila o código de máquina nativo para aplicativos rápidos e animações bonitas. Ao contrário de outras bibliotecas de IU que dependem das bibliotecas de sistema, o Flutter usa seu próprio conjunto de widgets com código nativo compilado a partir do código Dart. Isso resulta em alto desempenho, permitindo que você tenha controle total sobre os pixels na tela e alcance taxas de quadros de 60 a 120 por segundo (FPS), o que é impressionante.
2 - O Flutter te deixa mais produtivo
- O Flutter apresenta o stateful hot reload , um novo recurso revolucionário para desenvolvedores que permite a visualização instantânea das modificações realizadas nas telas do seu aplicativo sem reiniciar ou perder o seu estado, o que otimiza o desenvolvimento e produz produtividade ao trabalho do dev.
- Isso ajuda ainda mais você a lançar seu produto com um tempo de colocação no mercado mais rápido facilitando a correção de bugs e a realização de ajustes rápidos durante o processo de desenvolvimento do MVP.
3 - Apps mais bonitos
A ótima relação entre o material design e o Flutter estabelece um processo que proporciona uma experiência positiva ao usuário. O Flutter já está atualizado com as últimas novidades do design system da Google (Material Design 3) e Cupertino da Apple facilitando assim a criação de layouts incríveis baseados nos melhores padrões de mercado.
Possui também uma ampla variedade de widgets e animações pré construídas permitindo que as startups criem aplicativos exclusivos e visualmente atraentes com belas animações.
Como em uma startup o seu principal produto é um app, ter um design encantador e atraente vai fazer seu negócio chegar em um nível acima dos concorrentes, pois o Flutter ajuda muito na parte de design do aplicativo.
4 - Ótimo ferramental de testes automatizados
Umas das coisas bem importante no desenvolvimento mobile é o app ser bem testado antes de ir pra mão dos clientes, pois bugs críticos podem acabar fazendo com que usuários desistam simplesmente da sua solução e migrem para o concorrente que funciona direito.
Muitas startups não testam seus aplicativos ao lançar um MVP por diferentes motivos. Alguns desses motivos incluem:
- Pressão do tempo: Startups geralmente operam em ambientes de alta competição e estão ansiosas para lançar seus produtos o mais rápido possível. Isso pode levar a um cronograma apertado, deixando pouco tempo para testes extensivos.
- Recursos limitados: Startups muitas vezes têm recursos financeiros e de pessoal limitados. Contratar equipes de testes ou investir em infraestrutura de testes pode não ser uma prioridade no estágio inicial do desenvolvimento do produto.
Pois bem, o Flutter fornece um sólido ferramental para testes automatizados como: testes de unidade, de widgets e integração, que permitem aos desenvolvedores testar seu código de forma legal e eficiente.
Fazer um teste unitário por exemplo é bem simples e não leva muito tempo, o que ajuda a identificar problemas e melhorar a qualidade do aplicativo antes do lançamento nas lojas.
5 - Back-end robusto e escalável com Firebase
O Firebase que também foi feito pela google assim como o flutter é uma ferramenta indispensável no desenvolvimento de apps, isso por que o firebase é um back-end como serviço (MBaaS), fornecendo um conjunto de serviços como armazenamento em nuvem, hospedagem, bancos de dados em tempo real, analytics e muitos etc
Um gargalo de muitas startups é sem dúvida, o backend, as vezes um desenvolvedor tem uma ideia mas não sabe muito de backend para colocar seu projeto ou ideia no ar, o firebase se torna uma opção ideal para resolver esse problema isso porque ele se conecta muito bem o Flutter lhe dando a capacidade de fazer aplicativos robustos e escaláveis em pouco tempo, a google tem trabalhado incansavelmente para melhorar ainda mais essa integração Flutter + Firebase.
Com os dois podemos colocar rapidamente um MVP no ar em poucos dias usando toda a ferramental disponível pela Google no firebase. Eu mesmo fiz meu aplicativo para o TCC da faculdade com Flutter em questão de algumas semanas o app ficou prontinho e lindo.
O objetivo principal do Firebase é simplificar o desenvolvimento de um app completo, reduzir a complexidade para ajudá-lo a ser mais produtivo e fornecer o caminho mais rápido para o sucesso.
Conclusão
Concluindo, o Flutter é um divisor de águas para startups que buscam criar e redimensionar seus aplicativos móveis com eficiência, pois permite que a equipe de desenvolvimento crie aplicativos sem complicações, sendo assim hoje ele se tornou a opção número um quando se trata de criar um novo aplicativo para startups, empreendedores e até mesmo grandes empresas.
Espero que tenha percebido o grande potencial do Flutter. Estou realmente animado com o futuro do Flutter e suas possibilidades.
Quer treinar sua equipe de desenvolvedores em Flutter? Conheça o Flutter para Empresas da Fteam: https://landing.fteam.dev/flutter-empresas/