Para Samsung, smartphones dobráveis são o futuro; confira novidades do Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4

Os novos modelos serão lançados no Brasil, na terça-feira (23)

Galaxy Z Flip 4 5G - Divulgação / Samsung

A Samsung anunciou, recentemente, os novos modelos 5G para os Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4, carros-chefe da categoria de smartphones premium da sul-coreana. Além das mudanças nos modelos, a gigante também anunciou uma mudança nos seus objetivos: substituir a linha Galaxy S pelos dobráveis.

Com lançamento no Brasil na terça-feira (23), os novos modelos contam com mudanças focadas nas baterias, câmeras, personalização e na parte operacional dos aparelhos. Confira as principais novidades abaixo:

Galaxy Z Fold 4 5G

 

Os destaques para este aparelho estão focados na otimização de aplicativos e na capacidade de processamento.

Segundo a Samsung, este é o primeiro dispositivo a ser lançado com o Android 12L, uma versão especial do Android criada pelo Google para experiências em telas maiores, incluindo dobráveis.

A nova câmera frontal com a tecnologia subpixel (UDC - Under the Display Câmera ou câmera embaixo do display) pretende aperfeiçoar a experiência do usuário com o uso do display.

Com uma taxa de atualização de 120Hz, tela de 7,6 polegadas e sensor 23% mais brilhante, os usuários podem capturar imagens brilhantes, mesmo à noite.

Processamento

O processamento para receber essas imagens fica, então, a cargo do novo Snapdragon® 8+ Gen 1 Mobile Platform. Em conjunto com a tecnologia 5G, além da qualidade das fotos, a capacidade de funcionamento de jogos mais pesados também foi ampliada. Esses recursos auxiliam na fluidez dos aplicativos dentro do aparelho. 

Essa era uma questão importante dentro da categoria dos dobráveis. A Samsung afirma que houve uma atualização neste quesito de otimização dos aplicativos para funcionar nas diferentes posições que o aparelho pode adquirir. Um dos exemplos está em aplicativos populares, como os da Google e de mídia social.

Otimização de aplicativos populares

Aplicativos como o Facebook e Netflix foram otimizados para a experiência de tela grande, tornando o conteúdo mais agradável. 

Para os aplicativos não otimizados, o aparelho conta com o modo “TouchPad”, no qual o usuário fica com a  parte superior no aplicativo enquanto a inferior fica com uma espécie de controle com determinados comandos.

Galaxy Z Flip 4 5G

 

 

Enquanto o Z Fold ficou com as atualizações operacionais, o Z Flip recebeu modificações mais voltadas às câmeras e personalização, além da bateria, para dar mais suporte a essas modificações.

Câmera

A câmera traseira do aparelho tem uma nova lente traseira Ultrawide de 50MP atualizada e Space Zoom de 30x. Este último sendo uma ferramenta de aproximação mais aprimorada que o zoom encontrado nos aparelhos no mercado.

Com a parceria entre a Samsung e a Meta, a FlexCam está otimizada para as redes sociais mais populares, incluindo Instagram, WhatsApp e Facebook.

Os usuários agora podem tirar selfies no Modo Retrato e conferir a proporção da foto real ao usar o Quick Shot. Com uma câmera atualizada equipada com um sensor 65% mais brilhante alimentado pelo processador Snapdragon® 8 Gen 1, fotos e vídeos são mais nítidos e mais estáveis – dia ou noite.

Bateria

Neste quesito, além da expansão da bateria de 3.300mAh para 3.700mAh, o novo modelo possui, agora, suporte para carregamento rápido, no qual 50% da bateria é recarregada em cerca de 30 minutos.

Personalização 

O Galaxy Themes possibilita a personalização tanto na tela externa como interna para complementar seu estilo com fontes, ícones e designs personalizados. 

Além disso, os usuários podem criar seu próprio papel de parede para a tela externa com novos designs de relógio e planos de fundo em vários formatos, como imagens, GIFs e até vídeo.

O Futuro é dobrável?

Em uma coletiva de imprensa feita na última quarta-feira (10), o encarregado pela parte de celulares móveis da Samsung, Roh Tae-moon, afirmou que “Até 2025, os itens dobráveis vão ocupar mais de 50% do total de remessas de smartphones premium da Samsung”. 

Ele ainda complementa com a análise que os “Dobráveis se tornarão o novo padrão de smartphones”. Segundo a Forbes, a categoria de dobráveis é liderada globalmente pela Samsung, responsável por 88% do volume de vendas em 2021, sendo seus carros-chefe os dois modelos descritos nesta matéria. 

Apesar do domínio, uma pesquisa feita pela Counterpoint Research, empresa global de análise da indústria e divulgada pelo jornal The Korea Herald, revela que a participação de mercado premium da Samsung encolheu para 17 por cento neste ano. 

Isso significa uma queda de 3 pontos percentuais com relação a 2021. Já a sua principal rival no mercado de smartphones premium, a Apple, teve um aumento em sua participação de mercado premium em 5 pontos percentuais, para 60 por cento, de acordo com a pesquisa.

Porém, mesmo observando esse declínio, a pesquisa estima que, com a chegada dos dois modelos, as remessas anuais de dobráveis globalmente crescerão para 16 milhões em 2022 e 26 milhões em 2023.

 

Veja também

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória
CRÍTICA

"Agatha Desde Sempre": série do Disney + mostra como a Marvel pode reviver seus dias de glória

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor
Taxa de juros

Selic: aumento da taxa de juros afeta diretamente consumidor

Newsletter