Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco tem três projetos selecionados para semifinal de prêmio da Samsung

Prêmio Respostas para o Amanhã - Samsung/Divulgação

Três projetos pernambucanos foram escolhidos para figurar entre os 20 semifinalistas da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung. A iniciativa desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

No caso de Pernambuco, uma escola do município de Flores, no Sertão, uma de Ipojuca (Litoral Sul) e o IFPE (Recife) foram escolhidos. No primeiro, o tema "Revestimento em ovos de granja a partir do amido do arroz vermelho" está sendo abordado. 

Já na Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca realizou o projeto "Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos". Já o IFPE trata sobre a temática de "Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano".

Em 2020, o Prêmio Respostas para o Amanhã mobilizou 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes. Foram inscritos 521 projetos, sendo 202 (38,8%) da região Sudeste, 174 (33,4%) do Nordeste, 81 (15,5%) do Norte, 37 (7,1%) do Centro-Oeste e 27 (5,2%) do Sul. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).

"Em sua sétima edição, tendo envolvido mais de 175 mil pessoas de escolas públicas, somando professores e alunos, o Prêmio Respostas para o Amanhã mostra mais uma vez a sua importância para o cenário nacional. Juntas, educação e inovação têm potencial de transformar a vida de jovens no país e o programa dá exemplos do impacto positivo dessa integração de conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática às demandas da sociedade. O estímulo dado pela iniciativa da Samsung age diretamente na trajetória pessoal dos estudantes e no desenvolvimento do país”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Em outubro, serão anunciados os 10 finalistas, que receberão mentoria online para o desenvolvimento dos protótipos. Os vencedores nacionais e por júri popular serão conhecidos em novembro.

Veja também

Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão
CASO MARIELLE

Maioria do STF vota para manter prisão de Domingos Brazão

Pernambuco recupera credibilidade fiscal e conquista nota B+ na Avaliação do Tesouro Nacional
Capag B+

Pernambuco recupera credibilidade fiscal e conquista nota B+ na Avaliação do Tesouro Nacional

Newsletter