Pernambuco tem três projetos selecionados para semifinal de prêmio da Samsung
Três projetos pernambucanos foram escolhidos para figurar entre os 20 semifinalistas da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung. A iniciativa desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
No caso de Pernambuco, uma escola do município de Flores, no Sertão, uma de Ipojuca (Litoral Sul) e o IFPE (Recife) foram escolhidos. No primeiro, o tema "Revestimento em ovos de granja a partir do amido do arroz vermelho" está sendo abordado.
Já na Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca realizou o projeto "Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos". Já o IFPE trata sobre a temática de "Materiais a base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano".
Em 2020, o Prêmio Respostas para o Amanhã mobilizou 1749 estudantes, 997 professores e 303 escolas públicas diferentes. Foram inscritos 521 projetos, sendo 202 (38,8%) da região Sudeste, 174 (33,4%) do Nordeste, 81 (15,5%) do Norte, 37 (7,1%) do Centro-Oeste e 27 (5,2%) do Sul. Os temas mais explorados foram educação, infraestrutura urbana ou rural (com soluções para mobilidade e acessibilidade) e saúde (projetos envolvendo bem-estar, alimentação e combate à fome).
"Em sua sétima edição, tendo envolvido mais de 175 mil pessoas de escolas públicas, somando professores e alunos, o Prêmio Respostas para o Amanhã mostra mais uma vez a sua importância para o cenário nacional. Juntas, educação e inovação têm potencial de transformar a vida de jovens no país e o programa dá exemplos do impacto positivo dessa integração de conteúdos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática às demandas da sociedade. O estímulo dado pela iniciativa da Samsung age diretamente na trajetória pessoal dos estudantes e no desenvolvimento do país”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.
Em outubro, serão anunciados os 10 finalistas, que receberão mentoria online para o desenvolvimento dos protótipos. Os vencedores nacionais e por júri popular serão conhecidos em novembro.