Logo Folha de Pernambuco

Petrolina é a primeira cidade pernambucana a receber iluminação pública inteligente

Instalação e manutenção de postes é uma parceria da TIM Brasil com a ENGIE e a prefeitura da cidade

Luminárias contam com módulos que auxiliam na gestão do serviço prestado à distância - Engie/Divulgação

Os bairros de Petrolina, no Sertão pernambucano, serão os primeiros do Estado a ser iluminados por postes inteligentes. Ao todo, foram instaladas 5 mil luminárias inteligentes por toda a cidade, frutos de uma parceria entre a TIM Brasil e a ENGIE, empresa que atua no setor de energia renovável. Os postes usam conectividade em Narrow Band – Internet of Things (NB-IoT ou Banda Estreita para Internet das Coisas), tecnologia geralmente usada para projetos de cidades inteligentes. 

Para funcionar, as luminárias contam com módulos que auxiliam na gestão do serviço prestado à distância, com equipamentos integrados funcionando em ambiente de nuvem, todos conectados com a internet da operadora de telefonia. Mas qual a diferença delas para um poste comum? Segundo o diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT & 5G da TIM, Alexandre Dal Forno, a adição dos postes inteligentes ajuda, principalmente, a identificar quando há algo diferente.

“Luminárias inteligentes são capazes, por exemplo, de ter acendimento e dimerização definidas previamente, dentro de rotinas estabelecidas pela concessionária. Remotamente, é possível acompanhar e identificar comportamentos fora do padrão, fazer manutenções preditivas e otimizar todo o processo de gestão”.

Outro ponto positivo é a diminuição do tempo de reparo, graças ao monitoramento dos postes. Na prática, será mais fácil identificar quando algum dos pontos de iluminação para de funcionar, identificar o problema e, algumas vezes, resolver de forma remota, além de gastar menos energia por permitir a criação de rotinas na hora de acender e apagar as luzes. 

 

 “A capacidade de monitoramento remoto e em tempo real dos pontos de iluminação pública permitirá uma maior assertividade e eficiência operacional, garantindo menor tempo de resposta para as reclamações dos cidadãos”, explica o diretor de operações da ENGIE Soluções, Marcus Cunha.

Em 2021, a ENGIE assinou um contrato com a Prefeitura de Petrolina da PPP de Iluminação Pública do município, com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). O contrato, que traz a iluminação inteligente para a cidade, tem prazo de 20 anos e prevê a modernização, expansão e manutenção da infraestrutura de iluminação, beneficiando cerca de 350 mil pessoas.

“O sistema nos permitirá ainda maior capacidade de controle do consumo de energia do município e tomada de decisão para ações de eficiência energética. Estamos entusiasmados com a tecnologia NB-IoT, que prevê ainda a conectividade de cada ponto de iluminação individualmente, mitigando o risco de perda de conectividade simultânea de grandes grupos de dispositivos.”, completa Marcus. 

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter