Plataforma Não Me Perturbe fecha 2021 com 9,55 milhões de telefones cadastrados
A iniciativa impede que os usuários recebam chamadas de telemarketing
Em operação desde julho de 2019, a plataforma Não Me Perturbe terminou o ano de 2021 com 9,55 milhões de telefones cadastrados. A iniciativa tem como objetivo impedir que os usuários recebam chamadas de telemarketing e empresas de telecom e de oferta de crédito consignado.
Para aderir ao programa, os interessados devem realizar o cadastro no site da plataforma ou por meio dos Procons em todo o Brasil. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.
A iniciativa, criada pelas operadoras de telecom, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores.
Nas primeiras semanas de 2022 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.
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Ranking
Em Pernambuco, 157.515 números estão cadastrados na plataforma, o que representa 1,5% dos telefones fixos e móveis do Estado.
Com 4,594 milhões de números registrados, o estado de São Paulo lidera o ranking de usuários da plataforma. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões telefones fixos.
Logo em seguida, vem Minas Gerais, com 856 mil números cadastrados. Paraná aparece logo depois com 884 mil e Rio de Janeiro fica em quarto lugar, com 587 mil registros.
Já o Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, são 297 mil números cadastrados, o que representa 5,8% da base de telefones fixos e móveis do DF.
Dados comparativos
Em 2019, antes da criação da plataforma, o setor de telecomunicações correspondia a 48% das chamadas de telemarketing. Em 2020, a participação caiu para 6% e, em 2021, o setor não foi mais listado no ranking da Truecaller (empresa de verificação de números de telefone).