Logo Folha de Pernambuco

Programa quer estimular uso de ferramentas digitais por pequenas e microempresas do Recife

Parceria entre a Prefeitura do Recife e o Sebrae deverá atender 300 microempresas

Segundo a prefeitura, 300 empresas serão selecionadas para o programa - Freepik

Pequenos e microempreendedores do Recife vão ganhar uma mãozinha para aprenderem a usar tecnologia em favor de seus negócios. A Prefeitura do Recife (PCR) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram, nesta sexta-feira (8), o programa Salto Tecnológico, capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).  A iniciativa deverá capacitar e garantir suporte técnico nos processos de utilização de ferramentas tecnológicas, como Google Meu Negócio, WhatsApp Business, Instagram e Facebook Business, para ajudar a alavancar os empreendimentos regionais. 

Segundo a prefeitura, 300 empresas serão selecionadas para o programa, que deve durar três meses. A meta é que, ao final da jornada, cada empreendimento amplie em ao menos 30% o volume de negócios, por uma melhor performance digital.

“A gente precisa fazer com que as pessoas e as empresas possam fazer o Salto Tecnológico. Buscamos quem tem experiência nisso e o contato com microempreendedor individual, empresas de pequeno porte, microempresas, que é o Sebrae”, declarou o prefeito João Campos. 

Entre as melhorias previstas pela iniciativa nos pequenos negócios, estão melhora em processos de logística, redução de custos, finanças digitais, relacionamento com o cliente e ampliação do mercado por meio marketing digital e vendas online. As inscrições podem ser feitas através do app do Conecta Recife ou pelo site.

Poderão se inscrever microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). De acordo com a PCR, a dinâmica do treinamento será feita após a aplicação de um amplo questionário, que vai permitir identificar o grau atual de maturidade tecnológica de cada negócio e construir um plano específico de aprimoramento. 

Os selecionados serão divididos em turmas distintas e terão direito, gratuitamente, a 26 horas de consultoria individualizada e, ao menos, nove encontros coletivos para compartilhar estratégias para acelerar a transformação digital, melhorar processos, reduzir custos e, sobretudo, aumentar o faturamento. Cada negócio também será acompanhado por um consultor do Sebrae-PE.

Veja também

Newsletter