Qualcomm lança novo processador Snapdragon; chip deve agradar gamers
Chip deve consumir menos bateria e entregar mais potência ao rodar jogos no celular
A Qualcomm revelou sua nova geração de processadores Snapdragon 8 Gen 2, que deve focar em experiências de Inteligência Artificial (IA) e ray tracing. O lançamento do chip para celulares aconteceu na última terça-feira (15), no Havaí, durante o Snapdragon Summit 2022. Os primeiros celulares equipados com o hardware são esperados até o final de 2022 e devem vir de marcas como Samsung, Asus Motorola, nubia, OnePlus, Xiaomi e muitas outras.
“O Snapdragon 8 Gen 2 oferece IA inovadora, conectividade incomparável e jogabilidade de nível campeão, permitindo que os consumidores aprimorem cada experiência em seu dispositivo mais confiável.”, disse Chris Patrick, vice-presidente sênior e gerente geral de dispositivos móveis da Qualcomm, revelando que o foco desse novo processador foi o usuário.
Entre as características de destaque do Snapdragon 8 Gen 2 estão processamento de linguagem natural mais rápido com tradução multilíngue, um aprimoramento automático de fotos e vídeos em tempo real chamado de “segmentação semântica”. A novidade usa uma rede neural de IA para tornar a câmera sensível aos detalhes de rostos, características faciais como nariz, olhos e sinais, cabelos, roupas e muito mais, transformando em um ajuste de imagem profissional personalizado, como se o usuário passasse por um editor de imagem.
Imagens melhores e mais potência nos jogos
Segundo a Qualcomm o Gen 2 também está ajustado para suportar novos sensores de imagem e a Sony foi a primeira empresa a desenvolver a tecnologia HDR de sobreposição digital quádrupla e que é ajustada para o Snapdragon. Com o Samsung ISOCELL HP3, o processador ganha o primeiro sensor de imagem de 200 megapixels, além de incluir um codec AV1 que dá suporte para reprodução de vídeos de até 8K com HDR, a 60 quadros por segundo.
Há também o Snapdragon Elite Gaming, um recurso que inclui ray tracing acelerado por hardware em tempo real. Essa tecnologia é conhecida por gamers que costumam jogar em computadores, por proporcionar mais luzes, reflexos e iluminações realistas para jogos , sendo agora utilizada em dispositivos móveis.
A GPU Qualcomm Adreno, que deve ser uma das opções comercializadas com o processador, teve seu desempenho melhorado em até 25%. Já o modelo Kryo permite até 40% mais eficiência energética, ou seja, um melhor consumo de bateria. Os jogadores também poderão experimentar personagens humanos fotorrealistas em seus jogos com o primeiro suporte otimizado para dispositivos móveis do mundo para o Unreal Engine 5 Metahumans Framework usando o novo Snapdragon.
Leia Também
• Asus anuncia novos celulares da linha ROG Phone 6; preços chegam a R$ 9.999
• Oito coisas que você precisa saber antes de começar a usar a rede 5G
• Recife é a primeira capital do Nordeste a receber 5G em todos os seus bairros
5G Dual chip
O processador Snapdragon 8 Gen 2 também conta com melhorias na conectividade com a rede 5G, Wi-Fi e Bluetooth. A intenção da marca é entregar uma maior velocidade de upload e download ao se conectar com a internet móvel. Esta é a primeira plataforma Snapdragon a suportar 5G+5G/4G Dual-SIM Dual-Active, que aproveita o poder e a flexibilidade de dois SIMs 5G ao mesmo tempo.
Por fim, o novo processador da Qualcomm o suporte para melhorias de áudio, fornecendo um som mais imersivo em som surround e suporte para streaming de música sem perdas de 48kHz. A empresa mencionou melhorias na criptografia, gerenciamento de chaves, entre outras ferramentas de segurança que precisem ser gerenciadas pelo chip.