Razr 40 Ultra é o novo dobrável da Motorola; aparelho chama atenção pelo tamanho da tela externa

Fabricante também anunciou uma versão tradicional do aparelho, sem previsão de chegar ao Brasil

Novo dobrável da Motorola, Razr 40 Ultra impressiona com nova tela externa - Motorola/Divulgação

Leia Também

• Motorola apresenta melhorias nas câmeras do Edge 30 Ultra; celular conta com estabilização de imagem

• Motorola divulga celulares que devem receber Android 13; veja lista

• Para Samsung, smartphones dobráveis são o futuro; confira novidades do Galaxy Z Flip 4 e Z Fold 4

A Motorola lançou, nesta quinta-feira (1º), dois novos celulares dobráveis, Razr 40 e o Razr 40 Ultra. Os celulares chegam ao mercado internacional com algumas modificações positivas no design, principalmente na versão mais robusta, que ganha uma tela muito maior do que seus antecessores.

O display externo é, inclusive, o que mais chama atenção no aparelho, com uma tela pOLED de 3,6 polegadas, ele parece um grande espelho, com a possibilidade de realizar diversos comandos em taxas de atualização de até 144 Hz.

Com o lançamento de uma versão mais robusta, a Motorola segue uma tendência das fabricantes de celular, atualmente, que é pensar aparelhos para criadores de conteúdo. Segundo a empresa, o Razr 40 Ultra foi projetado para aqueles consumidores que usam seus smartphones para criarem conteúdo nas redes sociais. 

Veja abaixo detalhes da ficha técnica do Razr 40 Ultra:

Novo celular dobrável Motorola Razr 40 UltraTela de 3,6 polegadas do Razr 40 Ultra chama atenção de forma positiva para o celular dobrável. Foto: Motorola/Divulgação

O celular traz uma câmera principal de 12 MP com abertura de f/1.5, que permite a entrada de mais luz para garantir fotos mais profissionais, e outra lente de 13MP que mistura ultrawide e efeito macro. Ao abrir o aparelho, o usuário terá acesso a uma câmera de 32 MP. Na parte interna, porém, não houve avanços significativos. 

O smartphone é equipado com o processador Snapdragon 8+ Gen 1 - que, apesar de ser uma adição potente ao aparelho, é o mesmo do último celular dobrável lançado pela fabricante.

Aberto, o celular também traz uma tela pOLED, mas de 6,9 polegadas, com uma taxa de atualização de 165 Hz. Como era de se esperar em um celular premium, ele é compatível com a rede 5G.

O que fazer com a tela externa 
A coisa mais interessante do celular é, sem dúvidas, a enorme tela externa do aparelho, que dá ares de smartphone compacto, dada a quantidade de usos possíveis. Segundo a Motorola, é possível customizar os widgets que aparecem na tela e acessá-los sem precisar abrir o celular. Basta arrastar para a esquerda ou direita para acesso fácil a jogos, Google News, previsão de tempo, contatos, Spotify e visualizar notificações. 

O painel de apps dá acesso a quase qualquer aplicativo, como Google Maps ou Carteira do Google, tudo isso a partir da tela externa. Também é possível escolher entre papéis de parede animados e estilos de relógio exclusivos da Motorola. Até mesmo games podem ser jogados sem precisar abrir o aparelho - um funcionamento muito mais completo do que usar apenas uma telinha para ver as notificações. 

A Motorola ainda garante que, fechado, o Razr 40 Ultra tem zero gap, ou seja, nenhum espaço extra entre suas metades, diferente do Galaxy Z Flip 4, da Samsung, por exemplo, que deixa um espaço próximo à dobra.

Por fim, a fabricante não divulgou detalhes sobre a bateria, mas o celular é compatível com carregamento rápido de 30W e suporte a carregamento sem fio.

Motorola Razr 40

Versão tradicional do Razr 40 não ganhou telonaVersão tradicional do Razr 40 não ganhou telona. Foto: Motorola/Divulgação

A versão tradicional do Razr 40 também foi apresentada nesta quinta (1º). O produto acabou saindo um tanto ofuscado, quando comparado ao seu irmão mais robusto, por manter a tela em formato de janelinha, sem a possibilidade de interagir de forma mais intensa com os aplicativos. Ela é uma OLED de 60 Hz de 1,5 polegada, projetada para informações rápidas, como alerta de calendário, textos e notificações. Aberto, o telefone atinge 6,9 polegadas.

Em compensação, ele traz uma câmera principal de 64 MP, acompanhada de uma lente ultrawide e Macro Vision de 13 MP. O usuário também pode acionar a câmera frontal de 32 MP para videochamadas de alta qualidade.

Tanto o Razr padrão quanto o Ultra prometem três anos de atualizações de sistema operacional e quatro anos de suporte de segurança.

Por enquanto, eles foram lançados apenas nos Estados Unidos, mas devem chegar a alguns mercados da Europa, da América Latina e da Ásia nas próximas semanas, mas ainda não sabemos se o Brasil estará na lista.

Lá fora, apenas o preço do Razr 40 Ultra foi divulgado. O aparelho sai por US$ 999, cerca de R$ 5 mil, em conversão direta, sem impostos. 

Veja também

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão
Horário de verão

ONS recomenda que governo volte a adotar o horário de verão

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos
Streaming ilegal

Operação contra pirataria tira do ar 675 sites e 14 apps de streaming ilegal e prende suspeitos

Newsletter