Logo Folha de Pernambuco

Rede 5G começa a funcionar no Recife na próxima segunda-feira (5)

Fortaleza e Natal também deverão ativar o sinal, avisa Anatel

Além da capital pernambucana, quem também poderá ativar a internet móvel de quinta geração serão as cidades de Fortaleza (CE) e Natal (RN). - RawPixel

Recife poderá acionar o sinal 5G a partir da próxima segunda-feira (5). O funcionamento da nova rede de internet foi anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quinta-feira (5), em decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Além da capital pernambucana, mais duas capitais também poderão ativar a internet móvel de quinta geração: Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Segundo a Anatel, até o dia 28 de novembro, quando vence o prazo de ativação limite definido pelo edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, no mínimo, 63 estações de 5G ativadas no Recife; 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18 de agosto, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, e Recife estava na lista dos atrasados. A decisão, porém,  permitia a possibilidade de antecipação dos municípios desde que adotadas as medidas necessárias em relação ao uso das antenas parabólicas. Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Atualmente, o 5G já está em funcionamento em 12 cidades brasileiras: Brasília(DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter