Rede 5G começa a funcionar no Recife na próxima segunda-feira (5)

Fortaleza e Natal também deverão ativar o sinal, avisa Anatel

Além da capital pernambucana, quem também poderá ativar a internet móvel de quinta geração serão as cidades de Fortaleza (CE) e Natal (RN). - RawPixel

Recife poderá acionar o sinal 5G a partir da próxima segunda-feira (5). O funcionamento da nova rede de internet foi anunciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nesta quinta-feira (5), em decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Além da capital pernambucana, mais duas capitais também poderão ativar a internet móvel de quinta geração: Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Segundo a Anatel, até o dia 28 de novembro, quando vence o prazo de ativação limite definido pelo edital, as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter, no mínimo, 63 estações de 5G ativadas no Recife; 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

O Conselho Diretor da Anatel já havia aprovado, em 18 de agosto, a postergação da data de liberação do uso do 5G na faixa de 3,5 GHz para 28 de outubro nas demais capitais, e Recife estava na lista dos atrasados. A decisão, porém,  permitia a possibilidade de antecipação dos municípios desde que adotadas as medidas necessárias em relação ao uso das antenas parabólicas. Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências.

Atualmente, o 5G já está em funcionamento em 12 cidades brasileiras: Brasília(DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter