Logo Folha de Pernambuco

Repórter da Folha de Pernambuco é eleita a jornalista +Admirada da Imprensa de Tecnologia em 2022

Katarina Bandeira, titular do Blog de Tecnologia e Games, conquistou a premiação nesta quinta-feira (15)

Katarina Bandeira, repórter da Folha de Pernambuco - Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

A jornalista Katarina Bandeira, titular do Blog de Tecnologia e Games da Folha de Pernambuco, conquistou, nesta quinta-feira (15), o Prêmio +Admirados da Imprensa, na categoria Tecnologia. Promovida pelo portal Jornalistas&Cia, essa foi a primeira vez que a premiação contou com esta área específica de cobertura.

“É uma honra enorme e significa muito para mim. Quando a gente pensa em jornalismo de tecnologia, geralmente tende a pensar no eixo Rio-São Paulo, no Sudeste. Então ser uma mulher nordestina que trabalha em um veículo que é geral, não é especializado em tecnologia, é muito significativo porque mostra que a gente está fazendo um trabalho de responsabilidade, que eu estou conseguindo, junto com a equipe do Portal [da Folha de Pernambuco], trazer o reconhecimento dessa cobertura, e fazer isso de forma responsável, de uma forma que o público entenda, que as pessoas gostem, que acompanhem, e que essa trajetória feita dessa forma, graças a Deus, levou a essa premiação”, comentou a jornalista.

Inicialmente concorrendo com 67 jornalistas de todo o Brasil, Katarina já havia sido classificada entre os 25 profissionais mais admirados da imprensa de tecnologia e, posteriormente, figurou na lista dos cinco mais admirados. Ao vencer a premiação, ela lembrou que a tecnologia faz parte da rotina de toda a população e destacou a importância do prêmio para a valorização e visibilidade deste segmento jornalístico.

“Eu acho que já tinha passado da hora de as pessoas realmente reconhecerem o trabalho de Tecnologia. Tecnologia está presente no nosso dia a dia, a gente usa celular, a gente usa o computador para trabalhar, a gente se comunica com as pessoas usando a tecnologia, ela está presente em tudo. Então, é um trabalho muito necessário, principalmente para desmistificar essas inovações para as pessoas. Para você usar alguma coisa é muito necessário que você entenda o que ela é, e eu acho que é um trabalho importantíssimo principalmente em um mundo que a gente vive tantas mudanças tecnológicas o tempo todo”, analisou.

Com o reconhecimento de jornalista +Admirada da Imprensa de Tecnologia em 2022, a repórter lembrou que alcançou uma de suas metas estipuladas no início do ano. “Eu sou a única repórter de Tecnologia do Recife, não sei de Pernambuco porque eu não conheço outras editorias de outro jornais e outras cidades, mas sei que do Recife sou a única. E no começo do ano meu sonho, meu plano, era: ‘eu quero levar a cobertura que eu faço para outras capitais, eu quero que as pessoas conheçam o meu trabalho da mesma forma como eu conheço o trabalho dessas pessoas’. Eu queria muito ter reconhecimento. Esse foi literalmente um objetivo de começo de ano para mim, e terminar o ano conquistando este objetivo, conquistando esse reconhecimento, é surreal”, disse.

Os planos para o Blog de Tecnologia e Games em 2023 seguem a mesma linha. “O que eu espero para o próximo ano é continuar esse trabalho, fazer valer o reconhecimento, a confiança, que tantos leitores da Folha de Pernambuco que leem e acompanham o trabalho que a gente coloca no portal, no impresso, que eles continuem confiantes, que eles continuem acompanhando, que eles sejam os mais beneficiados com a cobertura que a gente faz aqui. Porque no fundo jornalismo é serviço, a gente presta um serviço à população, e é isso que eu quero fazer cada vez melhor se possível. É prestar um serviço à população e desmistificar a tecnologia para todos”, concluiu.  

Veja também

Newsletter