Logo Folha de Pernambuco

Restaurantes do Recife sofrem perseguição e boicote de usuários bolsonaristas no Google

Estabelecimentos divulgados pelo perfil "Sleeping Zap Brazil' ganharam falsas avaliações negativas

Perfil chamado Sleeping Zap Brazil, tem divulgado estabelecimentos de "esquerda" no Twitter - Twitter/Reprodução

Perfis de bares e restaurantes pernambucanos que declararam seu apoio ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante as eleições estão sendo inundados por comentários negativos em suas páginas no Google. Os ataques têm sido orquestrados por perfis de usuários que apoiam o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e começaram a acontecer em todo o Brasil após o resultado das eleições que deram a vitória ao petista. 

A principal fonte de divulgação dos estabelecimentos como apoiadores de Lula está em um perfil chamado Sleeping Zap Brazil. A página, que funciona no Twitter, tem na descrição “Desmonetizando o financiamento do regime nazi-petista no Brazil” e divulga bares e restaurantes de todo o país em tweets pedindo que revejam seus posicionamentos. No Recife, Castigliani Cafés Especiais, Reteteu Comida Honesta, Liamba e a hamburgueria vegana Amanita Burguer foram alguns dos locais indicados pelo perfil e têm recebido falsas avaliações.

"A gente soube desses ataques desde ontem. Dani [sócia] percebeu que nossa nota tava baixando no Google. Tínhamos 4.8 no Google e a nota baixou para 3,2", conta Pedro Reis, um dos donos do Amanita - uma hamburgueria vegana, compartilhada no perfil Sleeping Zap. Nos comentários, Reis percebeu haver desde a depreciação dos produtos vendidos no local, até reclamações de cunho político sobre o posicionamento do estabelecimento durante as eleições; 

Comentários negativos apontam motivações políticas

 

“A gente tá tentando buscar essa informação com nossa comunidade. Quem pode ajudar. Fizemos uma postagem explicando como a gente soube desse movimento e pedindo para que as pessoas nos ajudem a recuperar a nossa nota”, disse.

Na publicação do Twitter, é possível ver usuários bolsonaristas pedindo o boicote no Google, incentivando a publicação de avaliações negativas e perguntando por outros estabelecimentos em seus respectivos estados. "Tem uma lista com as maiores lojas e marcas famosas que gostam de ladrão pra gente boicotar? Muita gente pedindo isso nos grupos", disse um usuário. 

No Twitter, usuários instagram que sejam feitas avaliações negativas em estabalecimentos apoiadores de Lula

Como remover as avaliações do perfil da empresa no Google
Na página de suporte do Google para empresas, é possível conferir um passo a passo que ensina como pedir à Big Tech que remova ou exclua uma avaliação inadequada. A empresa explica que só devem ser denunciadas avaliações que violam as políticas do Google e que comentários que são fruto apenas de discordância de opinião não serão considerados. Há instruções para efetuar as denúncias tanto usando um computador desktop quanto usando celulares Android e iPhone (iOS). 

"Para denunciar uma avaliação inadequada e solicitar que ela seja removida, use o Maps ou a Pesquisa Google. As avaliações removidas deixam de ser exibidas nos dois produtos", diz o site. Ainda segundo a página de suporte, tanto indivíduos quanto empresas podem denunciar usuários abusivos no app Google Maps. Após denunciadas, as atividades e contribuições do usuário, como avaliações, fotos ou edições, são revisadas pela empresa, podendo ser removidas do site.

 

 

 

Veja também

Newsletter