Retrospectiva Tech: jogos que amamos em 2021

Retrospectiva Tech listou não apenas os jogos que deram o que falar, mas também os que amamos

Returnal foi um dos destaques em 2021 - PlayStation/Divulgação

Seja pela história assustadora, pelos personagens cativantes ou pela viagem que parecia não ter um final, os jogos eletrônicos foram os companheiros de muita gente durante esse segundo ano de pandemia. Com a chegada dos consoles de nova geração, os enredos ganharam um novo fôlego, com gráficos ainda mais impressionantes e experiências sensoriais de fazer brilhar os olhos. 

Após relembrar os 10 fatos marcantes das redes sociais e os smartphones que se destacaram em 2021, chegou a hora dos games. A Retrospectiva Tech do blog Tecnologia e Games listou não apenas os jogos que deram o que falar ao longo do ano, mas sim os títulos que mais amamos conhecer ou experimentar. Confira se o seu favorito está entre eles:

Lady Dimitrescu | Resident Evil Village

Resident Evil Village 
Resident Evil Village deu um fôlego completamente novo e instigante à saga de terror. Ambientado anos depois dos eventos de Resident Evil 7 Biohazard, a nova história traz Ethan Winters preso em uma ilha macabra tentando entender o que aconteceu com sua esposa, Mia e sua filha. Como esquecer da Lady Dimitrescu e seu impacto gigante? O game foi escolhido o melhor do ano pelos jogadores de PS4 e está disponível para PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox One, PC e Google Stadia.

It Takes Two
O game mais premiado de 2021, It Takes Two, abocanhou as premiações nacionais e internacionais. Eleito jogo do ano tanto na The Game Awards, quanto na Brazil Game Awards, o título conquistou fãs pela história e desafios apresentados exclusivamente para o jogo co-op. Isso porque o enredo conta a jornada do casal Cody e May, dois humanos transformados em bonecos por um feitiço. Presos em um mundo fantástico onde o imprevisível está sempre à espreita, eles são obrigados a trabalhar para salvar seu relacionamento. Como o nome já diz, é preciso aprender a trabalhar juntos para fazer dar certo. Disponível para PlayStation 4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.

Forza Horizon 5
Podemos dizer que o novo Forza é muito mais do que um jogo de corrida. O novo título da série passa pelo México, com belíssimas paisagens, carros poderosos e muito bem-feitos. Os jogadores vão se impressionar com o número de detalhes, uma vez que os gráficos são um ponto muito alto do jogo, mas toda ambientação e o barulho dos motores vão fazer você se sentir como um verdadeiro piloto. Disponível para Xbox Series X, Xbox One e PC.

Ratchet & Clank: Rift Apart

Ratchet & Clank: Rift Apart
Se o primeiro Ratchet & Clank já proporciona uma aventura divertidíssima, o segundo título da franquia não deixa a desejar. A experiência, levada ao PlayStation 5 como um de seus exclusivos, consegue aproveitar cada recurso do console de nova geração, divertindo pelo ritmo animado, personagens e história envolvente. Disponível apenas para PS5.

Metroid Dread 
E se você achava que não ia ter nenhum game do Switch entre nós, engana-se. Considerado um dos melhores jogos do ano, o título devolveu o brio da franquia (lançada 15 anos antes), com sua estética 2D, acompanhando a história da caçadora de recompensas Samus Aran num misto de exploração e terror. Disponível apenas para Nintendo Switch. 

Marvel's Guardians of the Galaxy 
Há quem diga que o jogo dos Guardiões da Galáxia é o que o do Vingadores deveria ter sido. O ritmo mais frenético de combate, a história com toques do humor familiar de Peter Quill. Podemos dizer que todos os personagens conhecidos da série têm suas essências muito bem trabalhadas no jogo, mesmo que o enredo não seja o que o fã da versão cinematográfica da Marvel espera. Disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Returnal 
Confesso que a ideia de um looping infinito de retornos me deixou com um pé atrás inicial em Returnal. Porém, a história instigante e curiosa, além dos desafios encontrados em cada “retorno”, faz com que seja impossível desistir antes de encontrar o desfecho da personagem. A história é dividida em três atos, em que é possível explorar seis biomas diferentes com interligações entre passado e futuro. Disponível para PS5.

Returnal

NieR Replicant ver.1.22474487139…
A versão remasterizada de NieR Replicant, lançado no Japão em abril de 2010, foi uma boa surpresa para os fãs de RPG. Apesar das limitações gráficas, o game consegue entreter e empolgar o jogador, mesmo que no começo pareça um tanto complicado. Você  vai querer seguir como o menino que quer salvar sua preciosa irmã, mesmo que para isso tenha que decisões questionáveis. Disponível para PlayStation 4, PC, Xbox One.

Psychonauts 2
A continuação do primeiro Psychonauts, 16 anos depois, conseguiu agradar fãs e jogadores de primeira viagem. O enredo continua com a história de Raz e seus amigos fluindo exatamente de onde o original de 2005 parou. Até mesmo os novos personagens são capazes de cativar profundamente. Disponível para PlayStation 4, PC, Xbox One e Xbox Series X.

Deathloop 
Para encerrar a lista, um game que ainda não tivemos a oportunidade de testar, mas que figura no topo das nossas intenções. Deathloop, como o nome indica, traz uma série de mortes e renascimentos para que o personagem principal descubra quem está tirando a sua vida. Antes de chegar no final, é preciso matar oito alvos, que permanecem mortos por apenas 24 horas. Mas não horas normais. Deathloop promete uma jogabilidade louca em primeira pessoa, muita ação, mistério e mortes, pelo menos a sua. Disponível para PS5 e PC.

Veja também

Nos EUA, Kamala Harris lidera em três Estados-pêndulos após debate, diz pesquisa
EUA

Nos EUA, Kamala Harris lidera em três Estados-pêndulos após debate, diz pesquisa

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador
COPA AMÉRICA

Ex-árbitro admite não ter expulsado Messi em semifinal da Copa América em troca de camisa do jogador

Newsletter