Retrospectiva Tech: turismo espacial, Metaverso, chegada o 5G no Brasil e mais

Retrospectiva Tech traz os 10 momentos da indústria que marcaram diversas fases do ano

O mundo assistiu à corrida entre os bilionários Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson para dar início as viagens espaciais - Pixabay

Não foi apenas de lançamentos de produtos que viveu o universo da tecnologia em 2021. Ao longo do ano, muitas polêmicas aconteceram, algumas impactando diretamente as grandes corporações. Entre a guerra tecnológica entre os Estados Unidos e a China, até a mudança do nome de uma das maiores empresas do mundo, tivemos a chegada do 5G no Brasil, turismo espacial e a Xiaomi prometendo abrir uma loja no Recife.  

Em mais uma Retrospectiva Tech, vamos falar dos 10 momentos da indústria que marcaram diversas fases do ano. Confira nossa lista:

EUA x China
Depois de passar por um período difícil em 2020, durante o governo do ex-presidente Donald Trump, a relação entre os Estados Unidos e a China vislumbrou um momento mais calmo com a derrota do estadista. Porém, apesar do novo presidente, o democrata Joe Biden, ter revogado decreto de Trump que bloqueava o TikTok no país, várias empresas chinesas permaneceram na lista de não confiáveis comercialmente, causando revolta no governo chinês. A briga teve uma trégua, mas ainda promete render em 2022.

A (quase) volta dos eventos presenciais de tecnologia
Apesar de 2021 ter continuado com as transmissões virtuais dos grandes eventos, muitos organizadores passaram a divulgar a volta das versões presenciais de suas feiras. Foi o caso da IFA 2021, que chegou as datas divulgadas, mas foi cancelada com o avanço do novo coronavírus. 

O que não aconteceu com a Mobile World Congress (MWC) que, apesar de ter mantido a versão presencial do evento, em Barcelona, sofreu baixa de diversas gigantes da tecnologia, que preferiram não comparecer in loco e restringiram seus anúncios ao ambiente digital. 

A confirmação de novos casos da Covid-19, com destaque envolvendo a variante ômicron, é um dos motivos que ameaça também a Consumer Electronics Show (CES) de ser realizada presencialmente. A edição foi confirmada, porém, grandes companhias seguem desistindo de participar no local. 

Turismo espacial 
Podemos dizer que 2021 foi o ano do turismo espacial ou, pelo menos, de seu início. O mundo assistiu à corrida entre os bilionários Elon Musk, Jeff Bezos e Richard Branson para dar início as viagens espaciais. Em junho, Branson, fundador da Virgin Galactic, ultrapassou cerca de 85 quilômetros de altura a fronteira da atmosfera. No mês seguinte foi a vez de Bezos, fundador da Amazon, partir com outros três passageiros, do estado do Texas, nos Estados Unidos, a bordo da New Shepard,  para fazer um voo suborbital pela Blue Origin.

Também tivemos o foguete Inspiration4, da Space X, empresa comandada por Elon Musk, com a primeira tripulação formada apenas por civis, ou seja, sem a presença de nenhum astronauta profissional. A partir daí, outros lançamentos aconteceram como o que levou o ator William Shatner, 90, famoso por interpretar o personagem Capitão Kirk, em "Star Trek", tornando-o o homem mais velho a ir ao Espaço.

Outros famosos tiveram o privilégio de fazer passeios curtos com a nave de Bezos. Por fim, o bilionário japonês Yusaku Maezawa, fundador do maior shopping online do Japão, passou 12 dias em órbita espacial pela Space Adventures, uma agência de turismo especializada no Espaço. 

Acusações contra o Facebook no Congresso
Em outubro, a ex-gerente de integridade cívica do Facebook, Frances Haugen, foi ao Congresso norte-americano formalizar uma série de denúncias sobre a forma como a Meta (antigo Facebook). Entre as acusações está a que a empresa seria um perigo para seus usuários, principalmente, para a saúde mental de adolescentes com contas Instagram.

O depoimento da ex-funcionária aconteceu um dia após o apagão das redes sociais e teve como consequência a alteração de diversas políticas do Instagram para tentar proteger os jovens. 

Facebook, Meta e Metaverso
Mark Zuckerberg tentou, tentou e conseguiu tirar um pouco da atenção de suas acusações no senado estadunidense. No fim de outubro, durante o Connect 2021, o CEO do antigo Facebook anunciou tanto que a empresa passaria a se chamar Meta, como divulgou seu novo investimento para o “futuro da Internet”, o Metaverso. 

De acordo com comunicado oficial da companhia, “O foco da Meta será dar vida ao metaverso e ajudar as pessoas a se conectar com amigos e familiares, encontrar comunidades e fazer crescer seus negócios”. Logo após o anúncio, diversas marcas e jogos passaram a criar seus produtos inspirados na empreitada de Zuckerberg. 

Xiaomi abrindo loja no Nordeste
A gigante chinesa confirmou seus planos de expansão para o Nordeste, iniciados com a inauguração de uma loja em Salvador, na Bahia, em dezembro deste ano. Para dar continuidade a sua inserção no mercado nordestino, a Xiaomi também revelou seus planos para tornar o Recife seu próximo alvo, em entrevista especial ao blog de Tecnologia e Games
 
Adeus do CEO do Twitter, Jack Dorsey
O Twitter chegou ao fim de uma era com a saída de um de seus fundadores do cargo de CEO da companhia. Jack Dorsey publicou em sua conta na plataforma, uma carta enviada aos seus funcionários, confirmando o fim de seu período liderando a instituição. Em seu lugar entrou Parag Agrawal, que ingressou no Twitter em 2011, como engenheiro de anúncios, e chegou ao título de CTO em 2018.

Chegada do 5G
Após um longo período de espera, o leilão do 5G finalmente aconteceu no Brasil. Entre as surpresas estão as empresas Winity II Telecom, a Brisanet, o Consórcio 5G Sul, a Cloud2u, a Fly Link e a Neko Serviços arrematando lotes e ganhando direito de explorar as faixas para levar serviço de Internet à população. Claro, TIM Brasil e Vivo também conseguiram uma fatia das faixas. 

Jeff Bezos perde posto de homem mais rico do mundo
O que parecia impossível, aconteceu. Sempre ostentando o título de homem mais rico do mundo, o bilionário Jeff Bezos perdeu o pódio para Elon Musk. A notícia rendeu até uma provocação da parte do dono da Tesla, que respondeu um tweet de Bezos com uma medalha de prata. 
 
Elon Musk capa da revista Time
Elon Musk pode dizer que este foi um ano bastante auspicioso para si. Depois de uma empreitada espacial de sucesso e de ter destronado Jeff Bezos como homem mais rico do planeta, o empresário foi eleito a “personalidade do ano” pela revista Time. Segundo o editor-chefe da publicação, Edward Felsenthal, Musk teve bastante influência na vida na Terra e fora dela, esse ano. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter