Riot Games apresenta calendário competitivo de VALORANT em 2021

VALORANT Champions Tour, cenário competitivo do jogo - Riot Games/Divulgação

A Riot Games, desenvolvedora do VALORANT, apresentou nesta terça-feira (24) o calendário competitivo para o jogo em 2021. Entre as novidades está o VALORANT Champions Tour, uma competição de temporada que será disputada ao longo do ano com torneios na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia, África e Austrália, para depois coroar um único Campeão mundial no fim do ano. 

O VALORANT Champions Tour contará com três níveis competitivos: Challengers, Masters e Champions. As equipes começarão a trilhar o caminho do sucesso nos eventos Challenger e, depois, avançarão para os eventos Masters internacionais. 

Nos três eventos Masters que serão disputados em 2021, as melhores equipes acumularão pontos que serão utilizados para se classificarem no evento Champions. Essa etapa final contará com as dezesseis melhores equipes do mundo, e só uma será coroada campeã mundial. 

A temporada do Champions Tour começará no final de janeiro com eventos regionais do Challengers. Cada fase terá três torneios e uma final, que ocorrerão no decorrer de seis semanas. Cada torneio contará com oito equipes que garantirão suas vagas através de classificatórias abertas. 

As equipes que tiverem bom desempenho nos torneios Challenger passarão para as finais. O torneio final do Challengers terá a presença das oito melhores equipes até então e concederá prêmios e vagas para os próximos eventos Masters. 

Já as competições do nível Masters contarão com equipes de todo o mundo. Um total de 16 equipes competirão por prêmios e pontos que contarão para a classificação no nível Champions, nosso campeonato de fim de ano. 

Além disso, a organização que ganhar o último evento do nível Masters do ano será automaticamente classificada para o nível Champions e ganhará uma vaga adicional no evento para sua própria região. 

Depois do terceiro evento do nível Masters, uma série de Classificatórias Finais dará às equipes uma última chance de se classificar para o nível Champions. Haverá quatro torneios de Classificatórias Finais, criando um formato em que uma equipe de cada continente se classificará para o nível Champions.

A temporada terminará com o nível Champions a versão do VALORANT para o Mundial do League of Legends. Ele ocorrerá durante duas semanas e terá 16 equipes de vários cantos do mundo.

"O Champions Tour é nosso próximo passo para transformar VALORANT em um Esport global a altura dos fãs", disse Whalen Rozelle, Diretor Sênior de Esports na Riot Games. "Passamos uns bons anos conversando com jogadores, equipes, fãs, parceiros e outras partes interessadas, e mal podemos esperar para lançar nossa primeira temporada oficial. Nosso foco será mostrar o talento e a criatividade das pessoas que estão moldando esse jogo no mundo todo. Tanto os jogadores quanto os fãs pediram muito por competições mais acirradas, e é para isso que o VALORANT Champions Tour foi criado."

Os primeiros parceiros a se comprometerem com o VALORANT Champions Tour e o First Strike serão as empresas Red Bull e Secretlab. Mais parcerias para o VALORANT Champions Tour serão anunciadas ao longo de 2021.

COVID-19
Em meio à pandemia do coronavírus, a Riot optou por manter os eventos de nível Masters ao âmbito regional. Semelhante ao modelo adotado no First Strike, as fases regionais dos torneios Masters terão o mesmo formato de oito equipes das finais do Challengers.

Veja também

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões
Mega-Sena

Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 6 milhões

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Newsletter