Roblox: criança gasta mais de 15 mil em jogo sem a mãe saber; veja dicas de como evitar
Caso aconteceu no Reino Unido, mas é mais comum do que aparenta
Uma criança de 10 anos gastou mais R$ 15 mil em compras feitas dentro do jogo Roblox, sem a autorização da mãe. O caso aconteceu no Reino Unido, na Europa, e apenas uma semana depois das notificações de compra chegarem para a dona do cartão de crédito, foi que o banco da matriarca começou a analisar o pedido de reembolso feito pela britânica.
Segundo Georgina Munday, de 44 anos, mãe da menina, a pequena estava fazendo várias compras de 20 libras (cerca de R$ 120, em conversão direta). Ela teria conseguido alterar a senha do iPad utilizado pela família para ter acesso ao jogo sem que fosse necessário passar pela autorização e um responsável.
Para tentar reaver o dinheiro gasto pela criança, a britânica teve que recorrer ao programa de rádio da BBC de Londres, que ajudou com que o caso ganhasse notoriedade. Somente após o programa é que o banco, no qual Georgina tem conta, se prontificou a analisar a situação de reembolso. Antes de ir ao programa, mãe da menina também tentou entrar em contato com a Apple - fabricante do dispositivo em que o jogo estava instalado - e a instituição financeira.
No jogo, é possível encontrar muitos itens e recursos pagos com a moeda do game chamada "Robux". Para obter essa moeda é preciso comprar pacotes com dinheiro real. Após a repercussão do caso, os responsáveis pelo game chegaram a dar declarações que há ferramentas de controle parental, que devem ser ativadas pelos responsáveis. Porém, não é incomum, casos de crianças que gastaram quantias absurdas comprando esses tipos de pacotes.
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Como evitar gastos indesejados feitos por crianças
Roblox pode até ter controle parental, ma nem todos os aplicativos possuem a ferramenta. O que pode ser feito pelos pais em dispositivos iOS e Android é ativar configurações nativas que ajudam a evitar esses acidentes.
No iPhone, o recurso se chama "pedir para comprar". Com ele, quando crianças querem comprar ou baixar um item no jogo, ou na App Store, uma solicitação é enviada para o organizador da família. Dessa forma, o adulto pode usar o próprio dispositivo para aprovar ou recusar a solicitação. Por exemplo, se uma criança quer comprar um aplicativo, o organizador da família pode ver qual é o app e aprovar ou recusar a compra.
Para ativar, basta ir em Ajustes e tocar no nome do usuário. Depois, basta ir para Compartilhamento Familiar, nome do familiar que deseja acionar a função e Pedir para Comprar.
Em celulares Android, existem duas opções: ativar a autenticação para todas as compras, que também ajuda na proteção geral de aquisições indesejadas, uma vez que pede a senha do dispositivo a cada solicitação, ou realizar a inscrição na Biblioteca da Família.
Nesta última, os responsáveis adicionam os filhos dentro da biblioteca e assim conseguem compartilhar aplicativos que podem ser utilizados pelos pequenos em seus próprios smartphones ou tablets. Com ele também é possível ativar o controle parental para crianças pequenas, que proíbe a compra. No caso de crianças mais velhas, entre 10 e 12 anos, a ferramenta envia uma notificação de autorização para gasto.
Para ativar, basta abrir a Play Store, apertar na imagem do usuário, no canto superior direito, e tocar em Configurações. Em seguida, o usuário deve tocar em Família > Fazer Inscrição para a Biblioteca da Família. A partir daí, é só seguir o passo a passo que o aplicativo indicar.