Saiba como será a expansão do 5G na Região Metropolitana do Recife em 2023
Cronograma da Anatel foi antecipado, mas operadoras de telefonia permanecem em um ritmo lento
Quem está ansioso para começar a usar a rede de internet 5G deve ficar atento aos anúncios que começam a chegar em 2023. As principais operadoras de telefonia que atendem a capital pernambucana - TIM, Claro e Vivo - devem continuar seus planos de expansão do sinal, mesmo que o ritmo não esteja tão acelerado quanto esperavam os consumidores.
Nesta segunda-feira (23), a Claro anunciou que o 5G chegou em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, em algumas regiões dos bairros de Candeias e Guararapes.
Na capital pernambucana, a operadora oferece cobertura em 20 bairros: Aflitos, Boa Viagem, Boa Vista, Casa Amarela, Coqueiral, Curado, Derby, Espinheiro, Graças, Ilha do Leite, Ilha do Retiro, Jaqueira, Madalena, Paissandu, Parnamirim, Pina, Santana, Santo Amaro, Tamarineira e Torre. É possível consultar o mapa no site oficial da empresa.
A disponibilização do sinal segue o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que, em dezembro, anunciou mais 35 cidades brasileiras aptas a receber o sinal 5G em 2023, entre elas Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.
Seguindo o cronograma da Anatel, a previsão é de que a agência antecipe para antes de julho a liberação da rede 5G em cidades acima de 200 mil habitantes. O grupo inclui mais de 150 municípios no Brasil.
Leia Também
• Oito coisas que você precisa saber antes de começar a usar a rede 5G
• Recife é a primeira capital do Nordeste a receber 5G em todos os seus bairros
• TIM usa energia solar para levar 4G em áreas sem cobertura; meta é chegar a 100% do País até 2023
Outras operadoras
No ano passado, a TIM liberou o sinal de quinta geração para todos os bairros do Recife, mas o avanço das outras operadoras na capital pernambucana permanece lento.
Questionada pelo blog de Tecnologia e Games, a Vivo afirmou que sua cobertura segue gradativa. Atualmente, a empresa é a que tem a menor presença nos bairros recifenses - apenas nove - e, segundo seu mapa de cobertura, consegue atingir o início da praia de Piedade, em Jaboatão.
“Atualmente, nossa rede 45 cobre 486 bairros em todas as capitais, nove deles no Recife (Boa Viagem, Boa Vista, Curado, Ilha do Leite, Paissandu, Pina, Recife, Santo Antônio e São José). [...] Temos um dos maiores backbones do país, que é um diferencial para implantação da tecnologia, pois as antenas do 5G devem estar conectadas por uma rede de transmissão de alta capacidade e qualidade. O 5G da Vivo está disponível para todos os clientes da empresa”, disse em nota.