Senado discute nesta segunda-feira regulamentação da inteligência artificial

Foram convidados especialistas em tecnologias digitais e representantes de instituições

Uso da Inteligência Artificial estará em debate - Pixabay/Reprodução

A Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial no Brasil (CTIA) do Senado discute em audiência pública na tarde desta segunda-feira, 1, o projeto de lei que trata sobre o uso da inteligência artificial no país. O requerimento para o encontro é de autoria do senador Marcos Pontes (PL-SP), com a justificativa de aprofundar as discussões sobre a proposta. Entre os temas em debate está a avaliação preliminar dos riscos da nova tecnologia.

Foram convidados especialistas em tecnologias digitais e representantes de instituições que tenham participação no assunto. Alguns nomes são o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), Marcelo Almeida, a associada na Bialer Falsetti Advogados e membro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), Ana Bialer e o diretor-executivo do Conselho Digital, Felipe França.

Acompanhe a sessão ao vivo:

Criada em 2023 pelo senador e presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a comissão tem como finalidade estabelecer normas para o uso desta tecnologia "em benefício da pessoa humana, do regime democrático e do desenvolvimento científico e tecnológico", tornando-as seguras e confiáveis.

Passado o período de análise, o texto será votado em plenário e, caso seja aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

Veja também

Equador inicia racionamento de energia para enfrentar grave seca
AMÉRICA DO SUL

Equador inicia racionamento de energia para enfrentar grave seca

Autoridades americanas dizem que hackers iranianos ofereceram informações de Trump à equipe de Biden
ESTADOS UNIDOS

Autoridades americanas dizem que hackers iranianos ofereceram informações de Trump à equipe de Biden

Newsletter