Sony fecha o ano fiscal com baixa nas vendas de PS5 e menos assinantes na PS Plus

A empresa apontou a escassez de chips mundial como a principal vilã dos seus lucros

PS5 - Pexels

Segundo o relatório divulgado nesta terça-feira (10), pela Sony, mesmo com 19,3 milhões de unidades do PS5 circulando pelas lojas do mundo, a empresa ainda registrou uma baixa nas vendas do seu console da última geração. 

A expectativa era de 22,6 milhões de vendas do videogame entre novembro de 2020 e março de 2022, o período do ano fiscal. Os planos eram de superar a quantidade atingida pelo seu antecessor, o PS4, mas nem a marca de vendas considerada de base foi atingida.

Essa meta básica para a 5ª geração era de 14,8 milhões, mas o número real ficou em 11,5 milhões. O PlayStation 4 conseguiu no mesmo espaço de tempo, lá em 2013, arrecadar cerca de 20 milhões de unidades vendidas. 

A gigante japonesa apontou a escassez de chips, que afetou diversos setores industriais de forma global, como o principal motivo para essa queda nas vendas. Causada pela pandemia de Covid-19, a Sony já havia avisado que a falta de semicondutores afetaria a produção da nova geração de consoles, fazendo com que desaparecesse das prateleiras de muitas lojas brasileiras e do mundo afora. 

PS Plus com baixa de assinantes

A venda de jogos talvez represente um alívio para a gigante japonesa, já que, segundo os dados do seu relatório, cerca de 70 milhões de unidades desse segmento, tanto de PS5 quanto de PS4, foram vendidas. Esse número representa um acréscimo de cerca de 9,1 milhões em relação ao ano anterior.

O mesmo já não pode ser dito sobre quantidade de assinaturas da PS Plus. O serviço sofreu uma perda de 200 mil assinantes. Talvez, no entanto, os números mudem de forma positiva com a chegada dos novos planos do serviço de jogos planejados pela empresa.

 

Veja também

Rui Costa se reúne com 10 governadores, de 11 convidados, nesta 5ª-f para tratar de incêndios
incêndios florestais

Rui Costa se reúne com 10 governadores, de 11 convidados, nesta 5ª-f para tratar de incêndios

BC: Copom avalia que balanço de riscos está assimétrico para cima
Copom

BC: Copom avalia que balanço de riscos está assimétrico para cima

Newsletter