Sony lançará PlayStation 5 Pro em 7 de novembro

A nova versão será 45% mais rápida que a clássica e usará inteligência artificial

Sony anuncia lançamento do PlayStation 5 Pro para 7 de novembro - Divulgação / PlayStation

A empresa japonesa Sony anunciou nesta terça-feira (10) o lançamento de uma versão mais potente de seu console de videogames PlayStation 5, chamada PS5 Pro, que estará disponível a partir de 7 de novembro nos mercados internacionais.

"É o console mais potente que já fizemos", afirmou Mark Cerny, o principal arquiteto dos consoles da Sony desde o PlayStation 4, durante uma apresentação online da marca.

O PS5 Pro será vendido por 700 dólares (3.950 reais, na cotação atual), valor superior ao modelo tradicional. Ainda não há informações sobre seu preço e disponibilidade no Brasil.

Cerny indicou que o novo modelo de gama alta não terá unidade de disco, será 45% mais rápido que a versão clássica e usará um sistema chamado 'ray-tracing' aprimorado, além de inteligência artificial para melhorar a qualidade gráfica dos jogos.

A companhia japonesa também afirmou que todos os games de PS5 serão compatíveis com a versão Pro e que alguns títulos já disponíveis, como "Alan Wake 2", ou que estarão disponíveis em breve, como "Assassin's Creed: Shadows", poderão se beneficiar dessas novas características.

Com este novo modelo, a Sony busca revitalizar o setor de seus consoles PlayStation. A empresa japonesa anunciou em fevereiro o fechamento de 900 postos de trabalho, correspondentes a 8% de sua equipe global.

O Playstation 5, que foi lançado em novembro de 2020, vendeu mais de 56 milhões de unidades até 30 de abril de 2024, de acordo números da Sony.

A gigante americana Microsoft, concorrente direta da Sony, lançará ainda este ano um console Xbox Series X, o mais potente de sua linha, sem unidade de disco e um pouco mais barato que a versão clássica.

Veja também

Creatina faz mal ou bem? Como funciona e quais são os efeitos do suplemento
MUNDO FITNESS

Creatina faz mal ou bem? Como funciona e quais são os efeitos do suplemento

Trump culpa Biden e Kamala por incitar atentado; suspeito é acusado
ELEIÇÕES EUA

Trump culpa Biden e Kamala por incitar atentado; suspeito é acusado

Newsletter