Teve a conta da Steam roubada? Saiba como recuperar e se proteger de futuros golpes
Segundo pesquisa, 1 em cada 3 jogadores já recebeu uma tentativa de golpe em jogos online
Em 2022, a comunidade brasileira de jogos chegou ao volume de mais de 100 milhões de jogadores, atingindo o 5º lugar no ranking mundial, segundo pesquisa divulgada nesta semana, pela Newzoo. Dentro desses milhões, 1 em cada 3 usuários de jogos já recebeu alguma tentativa de golpe em jogos online.
Não é algo incomum, principalmente quando se leva em consideração que cerca de 80% desses usuários é considerada entusiasta, ou seja, consumidores que se envolvem com jogos através do jogo, pesquisam vídeos sobre, possuem consoles ou acesso a plataformas de jogos.
Só a Steam recebe mais de 20 mil pedidos de ajuda por dia voltados para recuperações de conta. Seja por phishing ou engenharia social, o principal objetivo desses golpes são os dados dentro das contas de usuário como números de cartões de crédito, saldo dentro da própria conta ou até informações confidenciais que os gamers possuem para comercializá-las em fóruns clandestinos ou realizar outros golpes.
Leia Também
• Aplicativo do Nubank fora do ar nesta quarta-feira (5); saiba o motivo
• Feira de videogames Brasil Game Show volta ainda maior este ano
• Três décadas de luta: veja os 10 personagens que deixaram sua marca na franquia de Mortal Kombat
Roubaram minha conta da Steam, o que fazer?
“Se ficar evidente que outra pessoa usou sua conta Steam, seja por meio de alertas de login ou pela detecção de comportamento suspeito, é importante manter a calma na tentativa de proteger seus dados”, afirma o especialista em segurança da informação da ESET Daniel Barbosa.
O primeiro passo é trocar a senha. Ao fazer isso, todos os outros aparelhos conectados, inclusive os de posse do golpista, serão desconectados. Isto pode ser feito no aplicativo Steam ou no site. Basta ter acesso ao e-mail ou número de telefone associado à conta.
Caso a pessoa não tenha mais acesso à conta devido ao golpista ter alterado a senha primeiro ou por qualquer outro motivo, o contato com o suporte da Steam deve ser imediato. Para ter acesso ao atendimento, é necessário apresentar algum comprovante de titularidade da conta, como, por exemplo, detalhes de informações de pagamento usadas anteriormente.
Ao recuperar a conta, o ideal é verificar se algo foi comprado em nome da conta sem o consentimento. Assim é possível entender o que foi comprometido dentro da conta. Caso tenha uma compra não reconhecida, a própria plataforma disponibiliza ferramenta de denúncia interna de gastos suspeitos.
Quais as consequências que posso ter com a conta da Steam invadida?
“É importante que o usuário anote as informações que os invasores podem ter acessado após entrar na conta para antecipar o que pode acontecer. Por exemplo, informações como nome completo, dados de contato ou números bancários podem ser usados pelos criminosos no futuro para realizar um novo golpe por meio de phishing”, ressalta Barbosa.
Após a recuperação da conta, o usuário precisa ter em mente o que pode estar comprometido, ou seja, não se trata apenas de ver as compras dentro das contas, mas também nos aplicativos dos cartões registrados nela. Por ter essa opção de deixar salvo formas de pagamento para melhor facilidade de compra do usuário, o acesso aos cartões e dados bancários também são facilitados para os criminosos.
É recomendado o monitoramento das contas bancárias que são registradas na conta da Steam. Vale ressaltar, também, que é indicado realizar a troca de e-mail/senha das contas de outros serviços conectados à Steam, a exemplo do Discord, que pode se tornar uma possível ponte de acesso a outras contas que também possuem dados sensíveis dos usuários.
Confira algumas dicas de prevenção de golpes:
- Altere a senha atual para uma palavra forte que não tenha sido usada para acessar outro serviço e use um gerenciador de senhas;
- Ative o sistema de autenticação em duas etapas chamado Steam Guard. Esta opção adiciona uma camada extra de segurança para que o usuário não dependa apenas de uma senha. Dessa forma, sempre que fizer login em um dispositivo que não tenha sido indicado como "confiável" ou no qual não tenha feito login anteriormente, o jogador receberá um código de uso único, seja por e-mail ou no celular aplicativo;
- Esteja atento a comunicações suspeitas que dizem vir do Steam. Segundo os usuários e a própria empresa, esta é uma estratégia frequentemente usada para roubar contas;
- É importante ter uma solução de segurança confiável que proteja os dispositivos móveis e desktop, pois essas ferramentas ajudam a detectar ações maliciosas antecipadamente.