The Sims vai acabar? Saiba o que é o "Project Rene"
A gratuidade do jogo seria o começo do fim da franquia de 22 anos? Não exatamente
Leia Também
• The Sims 4 permitirá que jogadores definam as opções de orientação sexual dos personagens no jogo
• The Sims 4 será gratuito a partir de outubro
• The Sims 4: Atualização provoca bug de envelhecimento e incesto no jogo
O jogo base da franquia de simulação de vida da EA, The Sims, ficou definitivamente de graça para todos interessados a partir da terça-feira (18). Não só o preço foi anunciado durante a live chamada "Behind The Sims Summit", mas também o desenvolvimento de uma nova geração, que foi, aliás, o principal destaque do evento.
Confira o evento:
Quais as novidades?
Talvez uma das características mais aguardadas pelos jogadores fosse a atual promessa da empresa pelo crossplay. A possibilidade de ter vários saves em multiplataformas, tanto no celular como computador de forma simultânea, foi algo que gerou bastante expectativa, assim como a maior possibilidade de customização pelos jogadores.
Falando em customização por parte dos players, a empresa também anunciou a parceria com a plataforma Overwolf, em um aceno de reconhecimento da comunidade de criadores de Mods e conteúdos personalizados, que são considerados pontos de forte influência dentro do jogo.
A plataforma, segundo Lindsey Pearson -vice presidente da parte de criatividade da franquia-, é voltada para fornecer ferramentas regularizadas pela empresa com relação a criação feita por esses criadores de conteúdos. Dessa forma, eles poderão ser reconhecidos pela Maxis (empresa responsável pelo The Sims). Essa novidade será desenvolvida ainda para o The Sims 4, e deve ser anunciada em breve.
Project Rene significa o fim de The Sims?
O evento da terça foi anunciado ainda em setembro, junto com a novidade da gratuidade do jogo base. A notícia foi recebida com as expectativas do anúncio do The Sims 5. O problema é que a nomenclatura nem chegou a ser pronunciada durante o evento.
Então isso representa o fim da franquia? Não exatamente. Muitos jogos começam com um nome de projeto que pode ser diferente do produto final. Imagina chamar The Sims de "The Simulations" (As simulações), como diziam os boatos sobre a origem do nome do título? Lembrando que esse rumor nunca foi confirmado ou sequer reconhecido pela EA ou pela Maxis.
No entanto, o que foi confirmado pela empresa de fato é o desenvolvimento de um novo jogo relacionado à franquia e que até o nome traz a intenção da empresa, de fazer uma renovação no jogo.
"Hoje marca o início de nossa jornada nos próximos anos, enquanto trabalhamos neste próximo jogo e plataforma criativa, atualmente intitulada Project Rene. Estamos construindo sobre a mesma base que tornou The Sims atraente para gerações de jogadores e jogadoras e ultrapassando os limites para criar novas experiências. Teremos muito mais para compartilhar à medida que continuamos a progredir no desenvolvimento e nos marcos do jogo ao longo do caminho", afirmou Lindsay.
Project Rene não tem uma data de lançamento próxima confirmada, mas a companhia afirmou que está trabalhando junto com a comunidade de criadores de conteúdo, disponibilizando para essas criadoras e criadores o acesso antecipado do projeto para auxiliarem em seu desenvolvimento.
Como ter o The Sims de graça?
Em celebração aos 22 anos da franquia, que serão comemorados em fevereiro de 2023, o jogo base está disponível totalmente gratuito na plataforma da EA, o Origin, e também pelo site da empresa.
Mas vale ressaltar que as expansões em conjunto ainda somam um total em volta dos R$ 4 mil.