Logo Folha de Pernambuco

TikTok lança cartilha que orienta sobre o uso da rede social por adolescentes

Material foi elaborado em parceria com a SaferNet, organização que promove o uso seguro da internet

Pais e responsáveis podem configurar as contas dos adolescentes de acordo com suas preferências - Pexels/Reprodução

Com o uso liberado para adolescentes a partir dos 13 anos, o TikTok somava mais de 82 milhões de usuários no Brasil em 2023, de acordo com um levantamento realizado pelo DataReportal.

"Buscando promover um ambiente seguro para jovens e adolescentes", a rede social lançou uma cartilha que orienta o uso da plataforma para esse público.

O material foi criado em colaboração com a SaferNet, organização que promove o uso seguro da internet, e disponibilizado com o objetivo de gerar conscientização sobre o uso correto do app e estimular o debate sobre segurança digital

As recomendações são direcionadas para pais e responsáveis e reúnem dicas sobre as ferramentas disponíveis para ajudar a garantir a segurança dos menores no aplicativo.

Dividida em tópicos, a cartilha lista como utilizar as ferramentas de proteção disponíveis na plataforma para cada idade, o que inclui gerenciamento de tempo de tela, habilitação de comentários, controles de segurança e privacidade, entre outros. 

Documento lista as opções de controle disponíveis para cada idadeDocumento lista as opções de controle disponíveis para cada idade | Foto: TikTok/Reprodução

“A segurança da comunidade é nossa prioridade máxima no TikTok. Trabalhamos com o compromisso de proporcionar um ambiente digital que traga alegria e promova a expressão, e, acima de tudo, que seja seguro para todos. Estamos constantemente investindo em novas tecnologias e parcerias, como esta nova colaboração com a SaferNet, para promover as ferramentas de segurança da nossa plataforma", afirmou o diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil, Fernando Gallo.

Confira o material completo:

Cartilha Tiktok by Folha de Pernambuco on Scribd

Uma das principais ferramentas de proteção é a opção de vincular a conta do adolescente ao perfil do pai ou responsável. Com a configuração, o adulto poderá restringir o tempo diário para ver os conteúdos e até mesmo restringir os tipos de publicação que podem ser visualizadas.

Confira o passo a passo para realizar a configuração: 

Veja também

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas
AVIAÇÃO

Espanha multa cinco companhias aéreas de baixo custo por práticas abusivas

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Newsletter