TikTok lança cartilha que orienta sobre o uso da rede social por adolescentes
Material foi elaborado em parceria com a SaferNet, organização que promove o uso seguro da internet
Com o uso liberado para adolescentes a partir dos 13 anos, o TikTok somava mais de 82 milhões de usuários no Brasil em 2023, de acordo com um levantamento realizado pelo DataReportal.
"Buscando promover um ambiente seguro para jovens e adolescentes", a rede social lançou uma cartilha que orienta o uso da plataforma para esse público.
O material foi criado em colaboração com a SaferNet, organização que promove o uso seguro da internet, e disponibilizado com o objetivo de gerar conscientização sobre o uso correto do app e estimular o debate sobre segurança digital.
As recomendações são direcionadas para pais e responsáveis e reúnem dicas sobre as ferramentas disponíveis para ajudar a garantir a segurança dos menores no aplicativo.
Leia Também
• Meta anuncia novas medidas de proteção para adolescentes no uso do Instagram e Facebook
• Meta atualiza configurações dos chats do Instagram e Facebook em contas de adolescentes
• Redes sociais passam a oferecer mais segurança para crianças e adolescentes
Dividida em tópicos, a cartilha lista como utilizar as ferramentas de proteção disponíveis na plataforma para cada idade, o que inclui gerenciamento de tempo de tela, habilitação de comentários, controles de segurança e privacidade, entre outros.
“A segurança da comunidade é nossa prioridade máxima no TikTok. Trabalhamos com o compromisso de proporcionar um ambiente digital que traga alegria e promova a expressão, e, acima de tudo, que seja seguro para todos. Estamos constantemente investindo em novas tecnologias e parcerias, como esta nova colaboração com a SaferNet, para promover as ferramentas de segurança da nossa plataforma", afirmou o diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil, Fernando Gallo.
Confira o material completo:
Cartilha Tiktok by Folha de Pernambuco on Scribd
Uma das principais ferramentas de proteção é a opção de vincular a conta do adolescente ao perfil do pai ou responsável. Com a configuração, o adulto poderá restringir o tempo diário para ver os conteúdos e até mesmo restringir os tipos de publicação que podem ser visualizadas.
Confira o passo a passo para realizar a configuração:
- Após o cadastro e ativação da conta do responsável, abra o aplicativo em ambos os dispositivos;
- Na página “Perfil” do adulto, selecione as configurações;
- Em seguida, vá até a opção de “Configurações e privacidade” e clique em “Sincronização familiar”;
- Para continuar, informe o telefone do adulto e do adolescente;
- Depois, digitalize o código QR que aparece na tela do adulto usando o telefone do adolescente.