Logo Folha de Pernambuco

Trabalho híbrido: 5 ferramentas do Google Workspace para ajudar no dia a dia

Modelo de trabalho híbrido tem crescido durante a pandemia - Freepik

Com o avanço da vacinação em diversas cidades do País, o modelo híbrido de trabalho se tornou uma estratégia das empresas para equilibrar a colaboração remota com as necessidades da jornada presencial. Pesquisa realizada pela International Data Corporation (IDC) com colaboradores brasileiros de diferentes empresas revelou que 43% dos seus 897 entrevistados já tinham o modelo definido como o principal formato de retorno às atividades. 

Para garantir a continuidade do trabalho, que mescla entre o presencial e o remoto, confira 5 ferramentas do Google Workspace que prometem se ajustar às necessidades do modelo híbrido.

Leia também 

Operadora de telefonia oferece desconto na troca de celular usado
Inflação turbina pesquisas no Google sobre como economizar
Twitter começa a testar ‘Ticketed Spaces’ para alguns usuários de iPhone

Cancelamento de ruído em reuniões
Pensado principalmente para quem trabalha em casa e precisa lidar com barulhos e interrupções inesperadas (como latidos, obras no prédio ou crianças precisando de atenção), a funcionalidade, presente no Google Meet, usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para retirar os sons indesejados no ambiente.

Entre os sons que podem "sumir" durante as chamadas, estão barulhos de porta e sons de digitação no teclado.

Para ativar a ferramenta, disponível nas versões web e mobile para Android e iOS, basta entrar na página principal do Google Meet, clicar em "Configurações" > "Áudio" e ativar a opção "Cancelamento de ruído".

Legendas automáticas
Também presente no Google Meet, o recurso cria legendas em tempo real para quem precisa assistir a apresentações faladas em outros idiomas.

Além de ter a opção em português do Brasil, a ferramenta do Google Meet também reconhece falas em inglês, espanhol (de Espanha e México), francês e alemão.

Para ativar a funcionalidade, basta acessar as configurações da ligação e ativar as legendas na língua desejada.

E-mails programados
Para quem precisa enviar e-mails com uma frequência maior e tem medo de esquecer algo importante, o Gmail permite programar o envio da mensagem.

Ao terminar de redigir o e-mail, o usuário pode clicar no ícone de seta, ao lado do botão enviar, que dá acesso à opção "Programar envio". Ao selecioná-la, é possível escolher entre algumas opções predeterminadas de dia e hora ou selecionar alguma outra alternativa manualmente. 

Caso desista de enviar a mensagem, é possível cancelar a ação na aba esquerda do Gmail, na seção"Programados".

Google Groups
Há um ditado popular que diz que panela velha é que faz comida boa, e, no modelo híbrido, a sabedoria popular pode ser aplicada ao Google Groups. A funcionalidade não é nova, mas permanece extremamente útil ao sistema de trabalho oferecido pela gigante da internet.

A ferramenta viabiliza a criação de grupos de discussão com e-mails organizados, uma lista de contatos de fácil gerenciamento e um acervo de mensagens que podem ser consultadas mesmo após apagadas da Caixa de Entrada.

A partir da janela inicial da plataforma, é possível criar grupos para facilitar a troca de e-mails que agem como um fórum, cuja participação se dá através das mensagens. Através dele, o usuário pode estabelecer painéis de discussão públicos ou privados, o que facilita a interação de outras pessoas da organização e a comunicação com grupos de trabalho.

Outra função da ferramenta é a possibilidade de atribuir tarefas a outros membros dos grupos, marcar itens com etiquetas específicas e gerenciar e-mails compartilhados. Para completar, também há a opção de configurar uma resposta automática para as mensagens recebidas.

Google Forms
Como o nome sugere, o Google Forms é uma ferramenta para criar e compartilhar formulários e questionários voltados para pesquisas ou avaliações. Há vários templates prontos, disponíveis para agilizar a rotina, mas também é possível editar cada questionário. 

O usuário também pode escolher se cada pergunta será obrigatória ou não, de múltipla escolha ou dissertativa, marcar mais de opção, dentre várias outras opções.

Após as respostas serem devidamente preenchidas pelos participantes, é gerado um relatório mostrando os resultados do formulário.
 

Veja também

Entre disputas de poder, a Bolívia está afundando no caos
bolívia

Entre disputas de poder, a Bolívia está afundando no caos

BNDES aprova financiamento de R$ 363,8 milhões para Grupo Hypera Pharma
MERCADO

BNDES aprova financiamento de R$ 363,8 milhões para Grupo Hypera Pharma

Newsletter