Twitter divulga novas regras para a verificação de contas na rede
O formulário de verificação de contas do Twitter voltou. A rede social divulgou nesta quinta-feira (20), que qualquer pessoa que tenha um perfil na plataforma poderá solicitar - inclusive, através do aplicativo - a autenticidade de sua conta. O processo de verificação foi suspenso em 2017, após a empresa conceder o selo para um supremacista branco, o que não pegou bem entre a comunidade da rede.
De acordo com a companhia, a novidade foi reformulada com base em comentários do público e na criação de critérios mais claros de elegibilidade, que seguem as diretrizes da nova política de verificação, anunciada em dezembro do ano passo. O selo azul será liberado de forma gradual e é preciso se enquadrar nas seis categorias exigidas pelo Twitter:
- Poder público
- Empresas, marcas e organizações sem fins lucrativos
- Jornalismo
- Entretenimento
- Esportes
- Ativistas e outros indivíduos influentes
O candidato também deve estar com todos os dados preenchidos, incluindo nome, foto de perfil e um endereço de e-mail ou número de telefone confirmado, além de ser necessário registrar atividade nos últimos seis meses e ter aderido às regras da plataforma. O Twitter deve lançar, ainda em 2021, outras categorias consideradas para verificação, como cientistas, acadêmicos e líderes religiosos.
Após realizar a solicitação via formulário, é necessário aguardar algumas semanas para receber um e-mail da empresa, dependendo da demanda de solicitações. Em caso positivo o usuário verá o selo azul automaticamente no perfil. Se a resposta for negativa só será possível se inscrever novamente após 30 dias.