Twitter quer avisar quando você estiver conversando com um robô
O Twitter quer identificar empresas que usam contas automatizadas para não confundir seus usuários. A plataforma lançou, na última quarta-feira (16), uma forma desses perfis se autoidentificarem, facilitando que as pessoas saibam quando estão interagindo com um robô.
Segundo a empresa, contas automatizadas, muitas vezes conhecidas como "bots", executam ações programadas por APIs, um conjunto de rotinas e padrões para facilitar a comunicação e troca de informações entre sistemas, e identificá-las é uma forma de aumentar a transparência entre empresas e usuários comuns. "Quando uma conta exibe a identificação de conta "automatizada", você sabe que a conta não é administrada por humanos", disse o Twitter.
Caso a empresa aceite a marcação, um rótulo de conta automatizada será exibido no perfil da conta, sob o nome do perfil e o identificador "Automatizado por @empresa", com a pessoa ou companhia responsável pela automação identificada. Nos tuítes publicados pelo bot, um rótulo de "automático" também avisará aos usuários que o conteúdo não foi publicado por uma pessoa real.
Leia Também
• Após pressão de usuários, Twitter anuncia novo recurso para combater fake news no Brasil
• Fim de uma era: Parag Agrawal substitui Jack Dorsey como CEO do Twitter
• Twitter inicia testes de funcionalidade para "revisão" de comentários maldosos
"Quando alguém que gerencia uma conta automatizada defini-la para exibir o rótulo de conta automatizada para identificação, também conecta sua conta administrada por humanos para que todos saibam quem a gerencia", explica o Twitter.