Twitter retira o selo de verificação de contas que não pagam o Twitter Blue

A menos que você não seja o Stephen King ou o Lebron James, o selo de verificado foi retirado

Twitter - Dado Ruivic/Reuters

Visto como uma das mudanças mais confusa e polêmica entre os usuários do Twitter, rede social adquirida pelo bilionário Elon Musk, a retirada do selo azul de verificado começou. Todos os usuários que já o possuíam antes da compra, perderam o selo nesta quinta-feira (20). Agora, para conseguir de volta, é preciso pagar mensalmente o Twitter Blue (no Brasil com planos entre R$ 30 e R$ 40) e ainda atingir os requisitos impostos pela empresa.

A decisão se soma a outras mudanças também entendidas como problemáticas, incluindo o retorno de personalidades como Donald Trump, notório disseminador de Fake News (motivo pelo qual inicialmente fora banido).

Segundo o Twitter, as empresas e instituições governamentais ainda podem requerer o selo de verificação, que, no caso delas, possuem diferentes cores (dourado e cinza respectivamente).

Todos pagam, menos Lebron James e "alguns outros"
Apesar da retirada para o grande público, o próprio bilionário usou as redes sociais para apontar que, em alguns casos, ele mesmo estará "pagando para alguns" usuários o selo de verificado.

Foi o caso do jogador astro da NBA Lebron James, que já se mostrou crítico ao método de verificação pago. Outras celebridades, como o escritor Stephen King e o rapper Ice T também afirmaram em suas contas que não pagaram pelo selo, mas que mesmo assim continuam com ele.

Ambos também são críticos ao Twitter Blue.

O caso do escritor ainda é um pouco mais complicado. Ele apontou em sua conta que o Twitter diz que ele é assinante e que deu um número de celular para confirmar a conta, o que King afirma que não o fez.

Em seu post ele fala: "Minha conta do Twitter diz que assinei o Twitter Blue. eu não assinei. Minha conta no Twitter diz que eu dei um número de telefone. eu não dei".

E como fica para os outros usuários?
Além de pagar, o usuário comum - caso deseje o selo azul que é o distribuído para os assinantes que não são celebridades nem empresas ou instituições - tem que passar pelo crivo da equipe do Twitter explicitado na página de suporte.

Os requisitos a serem cumpridos para conseguir o selo azul no Twitter são:

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