Uber anuncia teste de gravação de vídeo pelo aplicativo no Brasil
Novo recurso começa a ser testado em João Pessoa (PB) e Santos (SP), além de três cidades dos EUA
A Uber anunciou, nesta quinta-feira (27), o teste de uma nova funcionalidade que poderá gravar as viagens a partir do próprio aplicativo da empresa, usando a câmera frontal do smartphone do motorista. Segundo a companhia, a ferramenta de segurança era uma demanda dos colaboradores e funcionará de forma piloto em três cidades estadunidenses (Cincinnati, Louisville e Nova York) e duas no Brasil: João Pessoa (PB) e Santos (SP).
O recurso funcionará como o U-Áudio, funcionalidade que permite a usuários e condutores gravarem os áudios de todas as viagens na plataforma. No Brasil, a Uber já permite aos motoristas com câmera veicular própria façam o cadastro do dispositivo no app para que os seus passageiros saibam -via notificações do aplicativo- que ela está instalada no veículo. A empresa permite o compartilhamento de gravações do equipamento com a equipe de suporte, em caso de reporte de incidente.
Leia Também
• Reserve: usuários da Uber de Caruaru e Petrolina já podem agendar viagens pelo aplicativo
• Uber "Prioridade" é lançado no Recife; saiba o que é e como funciona
• Uber lança, no Recife, função de agendamento de viagens
Para aqueles que não têm condições de arcar com os custos de uma câmera extra, a Uber quer dar da oportunidade do uso da lente frontal do smartphone. O uso do recurso será feito dentro do próprio aplicativo da Uber. Além de ser escalável e gratuita, a nova funcionalidade pode ser configurada pelo motorista em poucos segundos.
Segundo a empresa de mobilidade, uma vez habilitado o novo recurso, os motoristas poderão gravar vídeo e áudio de todas as viagens. Apesar disso, o recurso de gravação de áudio, assim como seus arquivos capturados de vídeo e áudio, terão proteção criptografada no celular do condutor, sem que ninguém possa acessá-la diretamente - nem o próprio motorista.
A empresa também afirmou que a expansão do recurso para outras cidades irá depender do feedback dos motoristas durante o período de teste.