Ubisoft cria IA para ajudar roteiristas e gera polêmica

Em recente divulgação de nova ferramenta, a empresa reacendeu o debate sobre IA no mundo dos games

Apesar de ser o primeiro da nova categoria voltada para premiar, Valhalla foi o terceiro jogo a levar o prêmio de fato - Divulgação / Ubisoft

Recentemente a desenvolvedora de games francesa, Ubisoft divulgou uma nova ferramenta que seria voltada para o uso dos roteiristas de seus jogos. Chamada de "Ghostwriter", a Inteligência Artificial (IA) foi alvo de polêmica em comentários das redes sociais, mas aparenta ser promissora para os roteiristas que, segundo a empresa, terão "mais tempo e liberdade para trabalhar na narrativa, personagens e cutscenes dos jogos".

Confira o vídeo de divulgação da futura IA da Ubisoft:

Como funcionará a Ghostwriter?
Segundo a Ubisoft, a IA não terá o objetivo de trabalhar nas histórias principais, mas sim nos diálogos dos NPCs, que atualmente é feito "na mão" dos roteiristas.

Segundo o vídeo, ela vai funcionar da seguinte maneira: após a definição do personagem e o tipo de interação que ele terá em um comando. A IA então produzirá a conversa, que passará por pequenos ajustes dos próprios roteiristas.

Posteriormente, esses ajustes serão adicionados ao repertório da Ghostwriter, para que não seja mais necessário serem revistos no futuro.

O uso da Inteligência Humana para ajudar a Artificial

Um dos pontos levantados em comentários das redes sociais e do Reddit seria o da possibilidade da ferramenta ser utilizada para pegar trabalho de outros artistas sem o devido crédito, pelo fato da necessidade de um repertório já existente e criado por outras pessoas.

Além desse ponto levantado, outros usuários questionaram se a Ghostwriter não poderia significar no futuro o "roubo" de uma posição de trabalho humana.

Comment
by u/Janus_Prospero from discussion Ubisoft is Developing an AI Ghostwriter to Save Scriptwriters Time
in Games

No entanto, a Ubisoft afirmou que a IA seria apenas utilizada para os "barks" ("latidos" em tradução livre), sendo este um modo de se referir aos diálogos de fundo de personagens que não fazem parte do foco principa), e nem mencionou em vendê-la ou utilizá-la fora desse seu objetivo principal.

Veja também

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter
NEGÓCIOS

Como o Mickey 'paraguaio' se tornou um sucesso que nem a Disney conseguiu conter

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Newsletter