Ubisoft cria IA para ajudar roteiristas e gera polêmica
Em recente divulgação de nova ferramenta, a empresa reacendeu o debate sobre IA no mundo dos games
Recentemente a desenvolvedora de games francesa, Ubisoft divulgou uma nova ferramenta que seria voltada para o uso dos roteiristas de seus jogos. Chamada de "Ghostwriter", a Inteligência Artificial (IA) foi alvo de polêmica em comentários das redes sociais, mas aparenta ser promissora para os roteiristas que, segundo a empresa, terão "mais tempo e liberdade para trabalhar na narrativa, personagens e cutscenes dos jogos".
Confira o vídeo de divulgação da futura IA da Ubisoft:
Como funcionará a Ghostwriter?
Segundo a Ubisoft, a IA não terá o objetivo de trabalhar nas histórias principais, mas sim nos diálogos dos NPCs, que atualmente é feito "na mão" dos roteiristas.
Leia Também
• Assassin's Creed Mirage será próximo jogo da saga da Ubisoft
• Lançamentos da Ubisoft podem voltar para Steam
• Ubisoft desativa servidores de 15 jogos e torna várias DLCs inativas. Confira a lista dos afetados
Segundo o vídeo, ela vai funcionar da seguinte maneira: após a definição do personagem e o tipo de interação que ele terá em um comando. A IA então produzirá a conversa, que passará por pequenos ajustes dos próprios roteiristas.
Posteriormente, esses ajustes serão adicionados ao repertório da Ghostwriter, para que não seja mais necessário serem revistos no futuro.
O uso da Inteligência Humana para ajudar a Artificial
Um dos pontos levantados em comentários das redes sociais e do Reddit seria o da possibilidade da ferramenta ser utilizada para pegar trabalho de outros artistas sem o devido crédito, pelo fato da necessidade de um repertório já existente e criado por outras pessoas.
Além desse ponto levantado, outros usuários questionaram se a Ghostwriter não poderia significar no futuro o "roubo" de uma posição de trabalho humana.
Comment
by u/Janus_Prospero from discussion Ubisoft is Developing an AI Ghostwriter to Save Scriptwriters Time
in Games
No entanto, a Ubisoft afirmou que a IA seria apenas utilizada para os "barks" ("latidos" em tradução livre), sendo este um modo de se referir aos diálogos de fundo de personagens que não fazem parte do foco principa), e nem mencionou em vendê-la ou utilizá-la fora desse seu objetivo principal.