Logo Folha de Pernambuco

UE abre investigação sobre compra da Activision Blizzard pela Microsoft

O motivo seria o possíveis efeitos em cima da concorrência no segmento de games

Activision Blizzard - Divulgação / Activision

A Comissão Europeia - braço executivo da UE - anunciou nesta terça-feira (8) a abertura de uma investigação "profunda" sobre a proposta de compra da Activision Blizzard pela gigante Microsoft, devido aos possíveis efeitos sobre a concorrência no segmento dos jogos eletrônicos.

Em comunicado, a Comissão disse estar "preocupada que, ao adquirir a Activision Blizzard, a Microsoft possa fechar o acesso a consoles e jogos eletrônicos para computadores pessoais" desenvolvidos por aquela empresa, como o popular jogo "Call of Duty".

Segundo a Comissão Europeia, uma investigação preliminar mostra que a transação “pode reduzir, significativamente, a concorrência nos mercados de distribuição de videogames para consoles e PCs, incluindo serviços de assinatura de jogos e/ou serviços de transmissão de jogos na nuvem”.

Em 15 de setembro, o órgão de fiscalização da concorrência do Reino Unido anunciou uma investigação sobre a compra da editora de videogames americana Activision Blizzard pela Microsoft, preocupado com seu impacto no mercado britânico.

Nesta terça-feira, a Activision Blizzard divulgou uma queda nas vendas pelo quarto trimestre consecutivo, embora tenha informado que a última edição de "Call of Duty" bateu recordes.

O grupo viu sua receita cair no terceiro trimestre, em 14%, com quedas significativas no segmento de jogos para console e PC.

Em janeiro deste ano, a Microsoft havia anunciado sua intenção de adquirir a Activision Blizzard, uma empresa que, além de "Call of Duty", desenvolveu outros jogos extremamente populares, como "World of Warcraft", ou "Candy Crush".

O custo da operação seria de em torno de US$ 69 bilhões.

A Microsoft já anunciou que não pretende fazer de "Call of Duty" uma oferta exclusiva de sua própria plataforma de jogos, a Xbox.

A aquisição, que deve ser concluída no ano que vem, criará o terceiro maior ator no setor de videogames em receita, atrás da chinesa Tencent e da japonesa Sony, fabricante do PlayStation.

Veja também

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora
GAMES

Rockstar Games: GTA 6 ganha o prêmio de jogo mais aguardado de 2025; veja o que se sabe até agora

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter