Um ano: Elden Ring ultrapassa 20 milhões de unidades e fica perto de ser soulslike mais vendido

Criador de Dark Souls pode ter feito o "monstro" que irá destronar a franquia que batizou o gênero

Elden Ring, da FromSoftware - Reprodução

Faltando três dias para completar um ano desde o seu lançamento, a desenvolvedora FromSoftware anunciou que Elden Ring atingiu o marco de 20 milhões de unidades vendidas mundialmente. O game da FromSoftware coleciona outros marcos ao longo de seu um ano de existência: é para poucos o direito de se gabar sobre ter levado o The Game Awards de 2022 em cima de God of War: Ragnarök e Horizon Forbidden West, assim como poder afirmar que o criador de Game of Thrones fez parte da criação do seu mundo.

O marco foi comemorado tanto pela Bandai Namco, empresa que publicou o jogo, quanto pela FromSoftware.

No tweet da desenvolvedora se lê "Elden Ring vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. Muito obrigado a todos que jogaram. Muito obrigado."

Com o novo marco o game se encaminha para destronar toda a franquia de Dark Souls, jogo que nomeou o gênero de jogos mais difíceis que seguem um estilo parecido com os da franquia, para se tornar o "soulslike" mais vendido. O recorde já estava perto de ser quebrado já em agosto do ano passado, quando atingiu as 16 milhões de unidades vendidas. Na época, o game chegou a corresponder quase 60% do crescimento da Bandai Namco.

Elden Ring também "bateu" na Naughty Dog
Após vencer o TGA 2022, o título - por conta de duas premiações à mais - conseguiu bater o recorde estabelecido por The Last of Us parte II, da Naugthy Dog, que conseguiu arrecadar 322 prêmios de "Jogo do Ano" (GOTY).

Segundo pesqusia da GamesRadar+ e da Resetera, Elden Ring conseguiu à época um total de 324 GOTYs. Segundo o levantamento, a disparidade entre ele e o segundo colocado, God of War: Ragnarök, era de cerca de 250 premiações.

Dark Souls e Game of Thrones?
George R.R. Martin
, criador do universo da série de Game of Thrones fez parte da criação do jogo em conjunto com o criador de Dark Souls, Hidetaka Miyazaki, mas já confessou me entrevista que nunca o jogou.

Segundo Miyazaki, o escritor das Crônicas de Gelo e Fogo não teve participação direta no enredo do game, mas auxiliou bastante no desenvolvimento da mitologia presente no universo.

"Começamos dando a ele esses temas e ideias muito vagas e amplas para os mitos que eu tinha na minha cabeça, junto com o tipo de jogos que normalmente fazemos e o tipo de temas que gostaríamos de explorar em nossos jogos. [...] Era tudo muito solto e bastante vago. Depois ele voltava para nós com muitas ideias: que tal isso, isso e isso? Esse vai-e-vem começou a troca de ideias", afirmou o criador.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter