Uma década de história: Microsoft encerra suporte do Windows 8.1 nesta terça (10); veja como atualizar
Com o encerramento, máquinas que ainda utilizam o sistema estarão expostas a diversas ameaças
Após uma década de fornecimento de atualizações, a Microsoft encerrou, nesta terça-feira (10), o suporte para o sistema operacional Windows 8.1. Segunda versão do sucessor do Windows 7, o 8.1 completa 10 anos de existência em maio de 2023. Segundo a Microsoft, é altamente recomendável atualizar para o Windows 10 ou 11, versões mais recentes do sistema operacional da empresa.
Como atualizar o Windows 8.1 para o Windows 10?
Infelizmente, essa não é uma tarefa fácil, nem gratuita. Devido à idade dos PCs que usam o Windows 8.1, a compatibilidade com os requisitos de sistemas como o Windows 10 (W10) ou o Windows 11 (W11) se torna quase impossível. Existe a possibilidade de comprar a licença para o W10, caso o computador seja compatível.
A Microsoft, no entanto, avisa que "PCs que estão executando Windows 8.1 são improváveis de atender a esses requisitos". A empresa ainda completou com o seguinte: "antes de investir em uma atualização do Windows 10, considere que o Windows 10 alcançará a data de fim do suporte em 14 de outubro de 2025".
Mas como não é exatamente impossível, basta verificar se a sua máquina é compatível ao comparar as especificações necessárias para o Windows 10 com as da máquina que tiver usando o windows 8.1.
Leia Também
• Confira se seu PC tem os requisitos mínimos para mudar para o Windows 11
• Malware que se passa pelo Windows 11 é usado para roubo de dados e criptomoedas
Como ver se meu PC é compatível com Windows 10?
Vale ressaltar que o mesmo caminho vale para verificar se o computador é compatível com Windows 11, mas é necessário lembrar que é mais provável e recomendado um novo PC do que tentar a todo custo o W11, devido ao fato do sistema conter programas que o Hardware de um W8.1 não suporta.
1. Vá até as Configurações do computador. Nela, selecione a opção Mudar configurações do computador.
2. Nesta página, o usuário deve clicar em Computador e dispositivos, para depois clicar em Informações do computador.
3. É nesta parte que estarão as informações da máquina com Windows 8.1, que devem ser comparadas aos requisitos necessários para o Windows 10 funcionar de forma correta.