Usuários relatam exposição de dados no iFood
Nesta sexta-feira (19), vários usuários relataram problemas com o iFood. O aplicativo de delivery de comidas apresentou um erro em que era possível ver dados pessoais de outros usuários na sua conta.
Informações como nome completo, número de celular, CPF e os quatro últimos dígitos do cartão de crédito eram vistos por outros usuários.
A usuária @carlaprvieira relatou no Twitter o problema, com a visualização de pedidos e endereços que não seriam dela.
Sextou no @iFood ...
Alguém fez alguma coisa errada e cada vez que eu entro no app aparecem pedidos e endereços que não são meus pic.twitter.com/drzwjPox9j — Carla Vieira (@carlaprvieira) June 19, 2020
Outra usuária a relatar o problema foi @kribshna, também no Twitter.
Vão na aba de PEDIDOS do ifood de vocês e vejam como tá.
O meu tá mostrando esses pedidos de BLUMENAU. Até aí tudo bem. Mas eu moro no Rio de Janeiro. pic.twitter.com/VCU1qwVl6H — Krishna (@kribshna) June 19, 2020
Em resposta à Folha de Pernambuco, a empresa garantiu não ter havido vazamento de dados. Confira abaixo a nota na íntegra:
Na manhã de sexta-feira, dia 19/06, a plataforma do iFood passou por um problema de atualização com duração de cerca de 30 minutos. A ocorrência foi rapidamente solucionada por sua equipe de tecnologia. A empresa afirma que não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma.
Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros.
A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.
Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.
O iFood está à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a segurança das informações de restaurantes e consumidores.