Vivo anuncia colaboração com a Microsoft para implementar IA generativa e decreta fim do chat engessado

Empresa deve usar o Azure OpenAI Service para criar uma tecnologia de call center mais assertiva

Fachada da Microsoft - Eva HAMBACH / AFP

Leia Também

• Homem treina Inteligência Artificial para clonar jeito de conversar dos amigos em bate-papo

• Microsoft anuncia óculos de realidade mista HoloLens 2 no mercado brasileiro

• Microsoft incorpora inteligência artificial da OpenAI ao motor de buscas Bing

Vivo anunciou na última quinta-feira (13), uma colaboração com a Microsoft para adotar o Azure OpenAI Service. Segundo a empresa, esta integração faz parte de uma colaboração estratégica entre a Telefônica e a gigante dos computadores para, num futuro próximo, humanizar ainda mais o call center da operadora de telefonia usando Inteligência Artificial (IA) generativa - a mesma utilizada em programas de linguagem como ChatGPT.

Com o acordo, as empresas vão trabalhar para desenvolver e implementar casos de uso de tecnologia em diversas áreas da operadora, incluindo a criação de um laboratório de IA. Não é de hoje que a Microsoft tem fechado parcerias com empresas de diferentes segmentos para avançar na implementação de soluções com IA generativa. A parceria com a OpenIA, criadora do ChatGPT, fez com que a empresa largasse na frente da corrida para ser referência no uso dessa tecnologia. Com a Vivo não será diferente - uma vez que entre as intenções da operadora está tornar o contato com os clientes mais humanizado, atém de desenvolver soluções internas.

 “O trabalho com a Microsoft é uma evolução do que começamos a construir em 2018, quando lançamos a Aura, nossa plataforma de inteligência artificial. Agora damos mais um passo nessa jornada, anunciando a utilização dessa nova IA, associada a um diferencial estratégico que é o nosso Big Data, e que traz um universo de novas oportunidades na interação com os clientes e ganhos de eficiência nos processos internos”, disse em nota, Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo.

A parceria também deve se expandir para outras áreas da Vivo, como jogos e comunicação. Caso tenha sucesso, a operadora de telefonia poderá tornar o chat engessado de atendimento que estamos acostumados a usar, em algo que se assemelhe ao contato com um ser humano, tal qual o programa da OpenIA faz com o ChatGPT.

 “Com o uso dessas tecnologias, a Vivo ampliará sua capacidade de oferecer soluções digitais em seus processos internos, no desenvolvimento de produtos e serviços para seus clientes e parceiros, resultando no aumento da satisfação dos clientes”, afirma Danni Mnitentag, vice-presidente de parceiros e canais da Microsoft Brasil.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Horóscopo da Sexta: confira a previsão dos astros para a sexta (20/09)
ASTROLOGIA

Horóscopo da Sexta: confira a previsão dos astros para a sexta (20/09)

Newsletter