Você já conhece a BeReal? Rede social avessa ao Instagram tem conquistado a internet

Aplicativo só permite que usuário tire uma foto por dia, sem filtros e sem curtidas

Com o slogan “real como seus amigos” a nova rede social BeReal (seja real, em inglês) virou febre - BeReal/Reprodução

Com o slogan “real como seus amigos” a nova rede social BeReal (seja real, em inglês) virou febre nos Estados Unidos e tem atraído diversos usuários brasileiros com sua proposta “anti-Instagram”. O aplicativo tem regras claras para ostentar esse título. Nada de várias fotos por dia, filtros, contador de curtidas. A ideia é compartilhar exatamente o momento que está vivendo de forma natural e espontânea. E os desenvolvedores deixam claro “Se você quiser se tornar um influenciador pode ficar no TikTok ou no Instagram”.

Então, como funciona o BeReal?
Uma vez ao dia, o usuário receberá uma notificação para postar algum conteúdo. Esse “aviso” do aplicativo é feito em horários aleatórios e - ao menos é o que a ferramenta afirma - todos os seus amigos na plataforma recebem o chamado no mesmo horário. Após aceitar, o usuário terá apenas dois minutos para postar as imagens. Ao todo, são duas - a primeira tirada com a parte tirada com as câmeras traseiras e a outra - tirada pouquíssimos segundos depois - feita com a câmera frontal do celular. 

Caso você perca o momento de tirar a foto, não há problema, ela poderá ser publicada em outra ocasião. A diferença é que um aviso de “atraso” irá acompanhar a imagem.

Tudo é muito rápido. Você clica o que está à sua frente e corre para sair bem - ou não - na próxima foto. O aplicativo não permite nenhum tipo de edição nas imagens. Esqueça filtros, ajustes de cor e qualquer coisa que deixe a foto tirada mais artificial. Outro ponto de destaque é que, após postada, só é possível apagar a foto uma vez por dia. Se não ficar bom, é melhor desapegar.  

Aplicativo BeReal chega com proposta 'anti-instagram'Aplicativo chega com proposta de ser 'anti-instagram'. Foto: BeReal/Divulgação

Sem curtidas ou comentários
Para quem não gosta das curtidas, o app também não deixa espaço para autopromoção. Você pode reagir às publicações dos seus amigos e de pessoas aleatórias na aba descobrir, mas não pode “stalkear” ninguém fora da sua lista de contatos.  

Também não existe um Feed próprio. Suas capturas, aqui chamadas de memórias, ficam guardadas numa espécie de calendário, junto outras informações do seu perfil. Por sinal, a única coisa que o aplicativo permite que você escolha da galeria é a foto de apresentação da sua página. 

Para o BeReal quem segue você é seu amigo, não seu seguidor e esse número não é mostrado no seu perfil. Outro ponto interessante é que as conversas acontecem via mensagens privadas, nada de comentários para outras pessoas avaliarem. 

Popularidade 
Gratuito para celulares Android e iPhone (iOS), o aplicativo foi criado em 2020 pelos franceses Alexis Barreyat e Kevin Perreau, mas só começou a ganhar fama este ano e já apresenta uma base crescente de usuários.

Na Apple Store, por exemplo, ele figura na terceira colocação das redes sociais mais baixadas no Brasil - nos Estados Unidos, está em primeiro. Na loja de aplicativos do Google percebe-se o agrado do público se faz ainda mais evidente, já que o app conta com mais de 5 milhões de downloads. O motivo talvez esteja porque é possível continuar “vivendo” fora da telinha após usar o aplicativo. 

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter