WhatsApp começa a bloquear chamadas de desconhecidos e anuncia novo painel de privacidade

Intenção da plataforma é garantir que usuário tenha mais controle sobre acesso às informações no app

WhatsApp lança novos recursos de privacidade - WhatsApp/Divulgação

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou, nesta terça-feira (20), um novo recurso de privacidade para o WhatsApp. Agora, usuários do mensageiro vão poder silenciar chamadas desconhecidas, recurso que deve ajudar a prevenir golpes e ligações de spam.

Além disso, a empresa também revelou o lançamento de um Checkup de Privacidade, permitindo que os usuários consultem todas as opções de privacidade disponíveis no aplicativo.

Segundo o WhatsApp, ao usar o recurso "Silenciar números desconhecidos", as ligações não recebem sinalização no celular, ou seja, não farão o dispositivo tocar, mas estarão visíveis na lista de chamadas. 

WhatsApp lança recurso que bloqueia chamadas desconhecidasWhatsApp lança recurso que bloqueia chamadas desconhecidas. Foto: WhatsApp/Divulgação

No caso do Checkup de Privacidade, o usuário precisa checar o painel de privacidade do aplicativo para iniciar as configurações, que prometem dar mais segurança durante o uso.

Basta ir em Configurações e tocar no painel de Privacidade. Na parte superior, o usuário verá um aviso de controle de privacidade, basta tocar em Configurar e o painel se abrirá para os ajustes poderem ser feitos. 

Na aba de Controle de Privacidade, será possível definir quem pode entrar em contato (grupos, números desconhecidos ou usuários bloqueados), controlar os dados pessoais, adicionar mais privacidade às conversas e mais proteção à conta (com reconhecimento facial e PIN para acessar o aplicativo). 

Novo painel de privacidade do WhatsApp permite maior controle sobre as informações do usuárioNovo painel de privacidade do WhatsApp permite maior controle sobre as informações do usuário. Foto: WhatsApp/Divulgação

Ambas as funcionalidades já estão disponíveis para todos os usuários (de celulares Android e iOS) e, caso não apareçam, é necessário atualizar o app na loja de aplicativos do aparelho. 

Veja também

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã
Mundo

Uma pessoa morre em ataque a faca na cidade holandesa de Roterdã

Newsletter