Logo Folha de Pernambuco

WWDC 2022: iOS 16 vai permitir a personalização da tela de bloqueio do iPhone

A conferência de desenvolvedores da Apple teve início nesta segunda-feira (6)

Entre os destaques está uma maior personalização da tela de bloqueio - Apple/Reprodução

Começou, nesta segunda-feira (6), a Worldwide Developers Conference  (WWDC) 2022, a conferência de desenvolvedores da Apple. O evento, que aconteceu de forma presencial no Apple Park, sede da empresa em Cupertino, Califórnia, e online, trouxe novidades sobre o iOS 16 — versão do sistema operacional que deve chegar ao iPhone até o fim do ano. Entre os destaques, está uma maior personalização da tela de bloqueio, que passará a combinar com a foto escolhida pelo usuário, além de widgets, assim como mudanças para a Apple Pay.

iPhone iOS 16Apple/Divulgação

Mudanças na aparência da tela de bloqueio
Talvez a maior novidade apresentada pela Apple para o iOS 16 seja a personalização da tela de bloqueio. Com a nova versão do sistema operacional do iPhone, será possível para o usuário combinar a foto escolhida para a tela com as cores predominantes na imagem. De acordo com a fabricante, a mudança será possível por conta de um novo efeito multicamadas, em que as fotos ficam na frente do relógio, criando uma sensação de profundidade, e é justamente o marcador de tempo que ficará com as cores da imagem. 

A tela de bloqueio também apresentará  widgets inspirados no Apple Watch, facilitando a visualização rápida de informações, como eventos do calendário, clima, níveis de bateria, alarmes, fusos horários, progresso do anel de atividade, entre outros. Também será possível diferentes telas de bloqueio para usar o modo Focus. Mudanças que não são totalmente inéditas e ocorrem de forma bastante similar no sistema operacional rival ao da Maçã. A influência do Material You, novo software de design do Google, apresentado com o Android 12, não chega a ser sutil.

Outra mudança é o local das notificações na tela. Elas foram redesenhadas para aparecerem na parte inferior, agrupadas, garantindo que a imagem escolhida pelo usuário para a tela de bloqueio não seja mais soterrada por avisos.

Tela de bloqueio do iPhone com iOS 16

Modo Foco
O modo Foco agora se conecta à tela de bloqueio, dando também a opção de vincular um papel de parede e widgets ao perfil escolhido. Os focos escolhidos ficarão dispostos como abas com filtros, para aplicativos como Calendário, e-mail, Mensagens e Safari, exibindo apenas o conteúdo relevante.

Mais opções para quem precisa traduzir 
Para quem sentia falta de mais recursos para tradução e até mesmo pesquisa de imagens, a Apple não decepcionou. O recurso Live Text usa inteligência artificial para reconhecer texto em imagens estáticas e vídeo no iOS. Isso quer dizer que, os usuários podem pausar um vídeo em qualquer quadro e interagir com o texto na tela. Também passa a ser possível traduzir não apenas trechos de texto, mas páginas inteiras de uma vez só e converter moedas. 

O Visual Look Up pode transformar partes das suas as fotos em figurinhas no aplicativo de mensagens. O recurso ainda expande para reconhecer pássaros, insetos e estátuas.

Apple Pay parceladoi

Parcelamento na Apple Pay
Mirando naqueles usuários que não tem tantas condições de efetuar pagamentos à vista, uma das importantes atualizações apresentadas pela Apple foi o Apple Pay Later, adicionado à carteira do smartphone. Disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, o recurso oferece a possibilidade de parcelar as compras feitas com carteira da Maçã em até quatro vezes sem juros, distribuídos por seis semanas

Os usuários podem solicitar o Apple Pay Later ao finalizar a compra com o Apple Pay ou na carteira, usando a rede Mastercard. Também será possível receber recibos detalhados e informações de rastreamento de pedidos para compras do Apple Pay com comerciantes participantes.

Outros pontos importantes
Outros recursos anunciados pela Apple durante o primeiro dia da WWDC 2022 incluem novas configurações de segurança e privacidade com melhorias para mulheres em situação de risco. A novidade remove rapidamente todo o acesso concedido a outras pessoas, inclui uma redefinição de emergência que ajuda os usuários a sair facilmente do iCloud em todos os outros dispositivos, redefine as permissões de privacidade e limita as mensagens apenas ao dispositivo na mão da usuária. Uma forma de tentar proteger mulheres vítimas de violência doméstica.

Além dele, há mais detalhes sobre o controle parental — com informações específicas sobre a idade das crianças, aplicativos permitidos e tempo gasto no celular; iMessage com possibilidade de apagar mensagens enviadas por engano, marcar como não lido e um maior suporte a aplicativos utilizando o Apple Share With You. Entre outros. 

A WWDC 2022 acontece até o dia 10 de junho, com foco principal em desenvolvedores que querem trabalhar soluções para os produtos da Apple. 

Veja também

Newsletter