X (antigo Twitter) compartilha localização de quem realiza chamadas; saiba como restringir a opção
Novo recurso permite que os usuários tenham acesso irrestrito ao IP dos participantes da chamada
Liberada na última semana para todos os usuários da rede social, a opção de chamadas de vídeo e áudio realizadas por meio do X (antigo Twitter) também tem possibilitado que os usuários tenham acesso à localização dos participantes das chamadas.
A opção, que antes estava restrita aos usuários premium da rede social, foi ativada de forma automática em todas as contas. As chamadas estão liberadas para usuários que se seguem de forma mútua ou que já tenham trocado mensagens diretas.
Leia Também
• Número de celulares conectados à internet deve subir de 4,7 bi para 5,5 bi até 2030, prevê GSMA
• Segurança digital: saiba como remover seus dados pessoais do Google
• WhatsApp libera pesquisa de mensagens por data; saiba como realizar a busca
No entanto, ao participar de uma delas, o usuário fornece de forma automática seu endereço IP para quem também está na chamada. Além disso, o X não informou se as chamadas de áudio e vídeo são criptografadas, o que também pode comprometer a privacidade dos usuários.
Para desativar a opção, é preciso fazer uma alteração nas configurações da rede social e bloquear as chamadas. O processo deve ser feito na opção de “configurações e privacidade” e buscar o botão de “privacidade e segurança". Depois, ele deverá seguir até “mensagens diretas" e desativar a função “chamadas de áudio e vídeo".