Logo Folha de Pernambuco

YouTube anuncia dublagem de vídeos, app de edição e recursos com Inteligência Artificial em NY

Entre os anúncios, está uma tela criada por IA generativa para servir de plano de fundo em vídeos do Shorts

YouTube Create é aplicativo similar ao CapCut, para edições de vídeo - YouTube/Reprodução

O Google anunciou, nesta quinta-feira (21), novidades que devem chegar ao YouTube nos próximos dias. Em transmissão diretamente de Nova York, nos Estados Unidos, a gigante da internet mostrou soluções que usam Inteligência Artificial (IA) para facilitar a criação de vídeos na plataforma. Entre os anúncios, está uma tela criada por IA generativa para servir de plano de fundo em vídeos do Shorts - parte da plataforma reservada para vídeos curtos e na vertical - e a polêmica dublagem dos vídeos, que deve substituir a voz original ao traduzir para outro idioma usando a tecnologia.

Made On YouTube tela fantásticaTela Fantástica é uma das ferramentas que usa IA generativa para criar um plano de fundo em vídeos do Shorts. Foto: YouTube/Reprodução

Confira os anúncios:

Tela Fantástica: um novo recurso de IA generativa em fase experimental, que vai permitir aos criadores adicionar vídeos ou imagens de fundo - como chroma key - gerados pela tecnologia. A ideia do YouTube é que o usuário possa usar um prompt, ou seja, escrever o que deseja na ferramenta, para que ela possa criar o fundo escolhido. Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para o Shorts.

YouTube Create: um novo app de edição mobile. Segundo o YouTube, o app oferece ferramentas de edição de vídeo, incluindo recursos de corte e narração, legendas automáticas, acesso a uma biblioteca de filtros, efeitos, transições e músicas isentas de royalties. Talvez o maior apelo da ferramente seja, justamente, o acesso à biblioteca do YouTube, com os criadores podendo editar os vídeos e lançá-los na plataforma sem medo de sofrerem os famosos strikes por direitos autorais. 

O aplicativo também inclui tecnologia de sincronização de batidas para facilitar as edições, que poderão ser feitas em vídeos curtos (para o Shorts) ou longos, tradicionais na plataforma. Atualmente o recurso se encontra em fase beta, apenas para celulares Android em mercados selecionados, incluindo Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Indonésia, Índia, Coreia e Singapura, sem data para chegar ao Brasil. O YouTube Create é gratuito.

Durante a transmissão dos anúncios, o CEO do YouTube, Neal Mohan, disse:

“Hoje compartilhamos novas atualizações que ajudarão criadores e artistas a ultrapassar os limites da expressão criativa - simplificando coisas difíceis e tornando sonhos impossíveis, possíveis. Facilitar a criação de conteúdo para os criadores de qualquer lugar é fundamental para o compromisso do YouTube de colocar o poder criativo nas mãos de bilhões de pessoas. Hoje é o início de uma nova era da criatividade. Mal podemos esperar para ver o que nossa incrível comunidade de criadores e artistas fará no YouTube.”

Outros recursos 
Ainda entre os anúncios do YouTube, a empresa revelou que está trazendo a Aloud, uma ferramenta de dublagem que utiliza IA no YouTube para que os criadores possam alcançar novos públicos de outros idiomas. Para dar certo, o criador de conteúdo precisará revisar um texto criado a partir de suas falas no vídeo, para que ele seja traduzido para outras línguas de forma precisa. A função está atualmente disponível para alguns criadores e está sendo testada em inglês, português e espanhol, em previsão de chegar por aqui.

Get Inspiration é uma ferramenta na parte de analitycs para inspirar ideias aos criadores de conteúdo. Ela deve chegar no próximo ano ao YouTube Studio e usa IA generativa para gerar ideias de vídeos e rascunhar esboços para ajudar os criadores a fazerem brainstorming. As ideias serão personalizadas para cada canal e baseadas no que o público que é inscrito já está assistindo e tem interesse.

Também em 2024, a busca assistida no Creator Music vai facilitar aos criadores encontrarem uma trilha sonora para seus vídeos. Eles poderão realizar uma pesquisa por algum tema, e a IA sugerirár músicas isentas de royalties que se encaixem no perfil do vídeo. Atualmente, o Creator Music está disponível nos Estados Unidos e "esperamos expandir para outros mercados o mais rápido possível", disse o CEO.

Segundo o YouTube, testes com versões iniciais de ferramentas baseadas em IA no YouTube Studio geraram 70% de aprovação entre os entrevistados - eles disseram que isso os ajudou a desenvolver e testar ideias para vídeos.

Veja também

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)
Corrida de rua

Corrida dos Morros movimenta Zona Norte do Recife neste domingo (24)

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído
INCÊNDIO

Passageiro incendeia ônibus em que viajava com outras 45 pessoas; veículo foi destruído

Newsletter