YouTube Shorts chega ao Brasil
A versão de vídeos curtos do YouTube chegou ao Brasil. A plataforma passou a disponibilizar a ferramenta Shorts na última segunda-feira (7), com a mesma fórmula de seus concorrentes diretos, Reels e TikTok, permitindo criar vídeos curtos de até 60 segundos no smartphone.
Inicialmente, a versão beta da ferramenta foi lançada na Índia e nos Estados Unidos. Essa semana, o YouTube expande a novidade para mais de 23 países, incluindo o Brasil. Entre os recursos que podem ser acessados pelos usuários estão:
- Adicionar texto a pontos específicos em um vídeo;
- Adicionar automaticamente legendas a seu vídeo;
- Gravar vídeos de até 60 segundos com a câmera de Shorts;
- Usar vídeos da galeria do seu telefone para adicionar às suas gravações feitas com a câmera Shorts;
- Adicionar filtros para corrigir a cor de seus Shorts, com mais efeitos chegando em breve.
Leia também
WWDC 21: Confira as novidades do iOS 15
'Fortnite' traz Rick, Morty e Superman para a 7ª temporada
Apple: confira a lista dos aparelhos que devem receber o iOS 15
O diferencial da plataforma é um recurso que permite utilizar trechos de áudio de vídeos no YouTube para criar os Shorts, ou seja, o acesso aos bilhões de conteúdos carregados na rede. Para assistir aos vídeos uma aba foi inserida na página inicial do YouTube especialmente para os curtas.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de, ao ouvir um trecho de uma música no Shorts, conseguir encontrar a canção completa, assistir ao videoclipe ou aprender mais sobre o artista - tudo sem sair da plataforma. Para quem quiser criar diretamente do áudio basta tocar no botão "criar" do vídeo e fazer seu o próprio conteúdo.
Para tornar a experiência ainda mais atrativa o YouTube afirma que está estudando formas de monetizar a ferramenta, o que atrairia ainda mais os criadores de conteúdo da plataforma.