YouTube Vanced: aplicativo que tenta burlar anúncios é banido pelo Google
Gigante da Internet tem tentando fazer usuários de Android desinstalarem o aplicativo
O Google resolveu banir o YouTube Vanced de sua loja de aplicativos. A ferramenta, que não tem ligação com o YouTube original, já havia tido seu fim declarado pelos seus criadores em 13 de agosto, porém, a gigante da Internet decidiu também notificar os usuários de celulares Android que têm o aplicativo de vídeos instalado, com o aviso de que o programa é nocivo para seus aparelhos.
A ferramente funciona como uma alternativa ao aplicativo do Google e atraiu a atenção dos usuários por oferecer, gratuitamente, o bloqueio aos anúncios do YouTube — recurso que só pode ser utilizado por assinantes premium do app. Além disso, também é possível assistir ao conteúdo com uma janela em miniatura, entre outros benefícios.
Leia Também
• Conheça as vantagens de utilizar o Snappea para baixar do Youtube!
• Google vai tirar aba dedicada a aluguel de filmes da Play Store
• Usuários do WhatsApp GB estão sendo banidos do aplicativo oficial; saiba como recuperar a sua conta
Apesar dos esforços da gigante em banir qualquer rastro da ferramenta e fazer brilhar apenas a sua versão do YouTube, quem tiver o Vanced instalado poderá usá-lo normalmente. O ponto negativo é a ausência de novas versões e atualizações disponibilizadas na Google Play.
Outro ponto da estratégia do Google é usar o recurso Google Play Protect para enviar uma notificação aos telefones Android que programa tenta driblar a segurança do sistema operacional. Quando o usuário clica na mensagem exibida pelo Play Protect, a ferramenta de proteção da companhia diz que o Vanced Manager “tentou burlar as proteções de segurança do Android”, mas não explica porque o aplicativo é perigoso para o usuário. Logo abaixo do texto aparece uma opção para desinstalar a ferramenta.