Alimentação saudável auxilia na melhora da função cognitiva do cérebro

Falta de concentração, dificuldade de lembrar nomes e dores de cabeça são alguns dos sintomas da falta de comidas ricas em vitaminas

Foi com o objetivo de alertar a população para a saúde e a importância dos cuidados com o cérebro, que foi criado em alusão à fundação da Federação Mundial de Neurologia, o Dia Mundial do Cérebro, celebrado na data de 22 de julho. Para que o cérebro possa executar bem todas as suas funções, é necessário e importante uma série de cuidados diários, que podem ser realizados de diversos modos, dentre eles, se destaca a alimentação equilibrada.

O consumo de comidas ricas em vitaminas apropriadas irá proporcionar a manutenção, estimular seu bom funcionamento e, assim, fazer com que o órgão trabalhe com o máximo de eficiência. De acordo com a nutricionista e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Renata Freire, o órgão usa a glicose como fonte de energia, contudo, o consumo de carboidratos auxilia para que funcione bem.

“Existem alimentos que auxiliam no nosso sistema nervoso central, promovendo melhoria da cognição. São as gorduras poli e insaturadas provenientes do azeite, abacate, as oleaginosas, sementes e peixes como salmão, atum e sardinha. Há alimentos que auxiliam na entrada dos hormônios do bem-estar na barreira hematoencefálica, que são alimentos ricos em triptofano e magnésio, como banana, leite, aveia, cacau, as oleaginosas”, comenta.

A especialista ainda reforça que a ausência de uma alimentação rica para o pleno desenvolvimento do cérebro pode ser notada através de “muita dor de cabeça, falta de concentração, dificuldade de lembrar nomes”. Para que isso não aconteça, é importante investir em uma alimentação rica para o cérebro e na ingestão de água, para auxiliar na melhora da função cognitiva. Contudo, para os casos em que os sintomas sejam persistentes, é importante procurar a ajuda de um médico.

 
 

Veja também

Brasil só deve deixar Embaixada argentina em Caracas após escolha de país substituto
Venezuela

Brasil só deve deixar Embaixada argentina em Caracas após escolha de país substituto

"Como todas as pessoas, tem direito à ampla defesa", diz presidente do STF sobre Silvio Almeida
Justiça

"Como todas as pessoas, tem direito à ampla defesa", diz presidente do STF sobre Silvio Almeida

Newsletter