Autoestima e os cuidados com a pele
Noites mal dormidas, alimentação longe de um equilíbrio, baixa ingestão de água e pouca atividade física refletem diretamente na nossa saúde física
Os dois anos iniciais da pandemia mudaram nossas considerações sobre muitos aspectos no dia a dia, principalmente a forma de lidar consigo diante do espelho. O enfrentamento de desafios contínuos em campos como a saúde física e mental, e as outras dificuldades na vida pessoal e profissional fez com que a autoestima de várias pessoas despencasse. E como lidar com isso nesta fase de retomada social, inclusive, com a flexibilização do uso de máscaras e aquela exposição do rosto como ele é?
Sem filtro
A cirurgiã-dentista Edjany Sá, do Instituto Face, destaca a importância de alguns cuidados para mudar essa realidade sem acessórios e disfarce de filtros. Ela, que trabalha com técnicas para controle do envelhecimento, pontua que o excesso de preocupação, noites mal dormidas, alimentação longe de um equilíbrio, baixa ingestão de água, pouca atividade física, assim como muitas expressões faciais na comunicação diária fazem com que a face mostre toda essa desordem.
Face
“O rosto é nosso cartão de visita. Quando estamos bem ou mal, isso é nítido. E um dos primeiros passos para reverter essa realidade desanimadora é a partir de procedimentos simples para melhor apresentação pessoal. O mercado de estética dispõe de técnicas maravilhosas que fazem com que a produção de colágeno, vitamina C e ácido hialurônico, que são substâncias do próprio organismo, seja mais estimulada em sintonia com ajustes na redução de olheiras e rugas, bem como reversão de cavidades sem preenchimento e falta de contornos”, explica.
Vida saudável
Edjany também frisa que não existe diferença nos procedimentos de homem e de mulher. "Quanto antes tomarmos consciência de um estilo de vida mais saudável, cuidado do nosso corpo e da mente, melhor. Tudo flui de maneira mais interessante, diferente de quando já estamos em um processo mais avançado de falta de atenção, prioridade. Investir em uma pele mais firme e com toque radiante é absurdamente estimulante para retomarmos o gosto pela vida e a liberdade de ser quem somos, com ou sem máscara na vida real, ou mesmo diante da exposição nas redes sociais”, conclui a expert.
Ilha da Alegria
Começa hoje (25) o Festival Fantástica Ilha da Alegria, no Projeto Tamar, em Fernando de Noronha. Até sexta-feira, ocorrem palestras gratuitas, feira cultural, workshops sobre empreendedorismo e sustentabilidade, apresentações musicais e dos humoristas Fábio Rabin e Renato Albani, entre outras atrações. Os ingressos e inscrições das palestras são feitos através do sitewww.ingressodigital.com
Recicle
E quem visitar a área de palestras encontrará também um ponto descarte para lixo eletrônico como cabos, celulares, pilhas e conectores que não são mais utilizados. A urna faz parte do programa Recicle com a Vivo, movimento pioneiro da empresa no setor para promover a logística reversa de eletrônicos.
Resíduos eletrônicos
Ao todo, a Vivo, que é patrocinadora do evento, já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e 128 toneladas de resíduos voltaram para a cadeia produtiva. Atualmente, as mais de 1700 lojas da Vivo pelo país estão equipadas com lixeiras e urnas para receber resíduos eletrônicos.
Mulheres
Entre as palestras, destaque para o tema "Nem toda menina sonha ser bailarina", que será ministrada amanhã (26) pela plaestrante Amanda Melo, voltada somente para mulheres. Outro assunto interessante será o da palestra "Sustentabilidade e Reciclagem em Noronha", com visita na usina de tratamento de resíduos , na quinta-feira (28). Por fim, na sexta-feira (29), tem o tema "Como criar conteúdo digital para sua empresa apenas com o celular", com a influencer Nara Marques.
Clube
Já está aberto para o público o Clube Social Esportivo - FPS Sports, o novo centro de esportes e lazer de Pernambuco, iniciativa da Fundação Alice Figueira. O espaço de 6.500m² possui piscina semi-olímpica, campo de futebol society, quadras poliesportivas, dojô, pista de atletismo com 120m, espaço kids, vestiários amplos, restaurante e espaço para eventos. Localizado na Av. Mascarenhas de Morais, o clube foi inaugurado essa semana com a presença de autoridades e pessoas ligadas ao esporte. De acordo com o diretor da FPS Sports, Kleber Borges, o local chega com uma proposta para fazer atividade física e confraternizar com os amigos.
Atividade esportiva
“Representa um novo conceito de clube esportivo, com espaço amplo, aberto e uma grande variedade de modalidades, em que podem se exercitar dos pais aos filhos, assim como realizar aniversários e eventos esportivos e de lazer. Dessa forma acreditamos estimular hábitos mais saudáveis ”, destaca.
Atendimento
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, por meio das Secretarias Executivas de Assistência Social e de Políticas para Criança e Juventude, iniciou um ciclo de formações sobre o atendimento de crianças vítimas de abuso e exploração sexual. Na ocasião, estiveram presentes profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da macrorregião do Sertão, o que representou uma abrangência a 47 municípios
.
Direitos
A iniciativa surge com o intuito de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e a rede de enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes no Estado. Nesta semana, a ação ocorrerá com profissionais da macrorregião do Agreste. Posteriormente, também serão contempladas a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.
Enfrentamento
“Iniciamos essa atividade para focar numa ação maior, que vai subsidiar o Encontro Estadual de Enfrentamento às Violências Sexuais. Vão ocorrer várias oficinas durante o ano. Hoje realizamos um encontro de forma remota, vamos manter essa metodologia nas macrorregiões, mas haverá um encontro presencial e outras ações para reforçar a atuação dos profissionais no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças”, explicou o gerente de Políticas para Criança da SDSCJ, Macdouglas de Oliveira.
Mercado
Um dos pontos de comércio popular mais antigos da cidade do Recife, o Mercado de Casa Amarela está, desde março, passando por reformas a fim de tornar o equipamento mais acessível e funcional para comerciantes e usuários. No valor de R$ 237 mil, as obras estão sendo executadas pela Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) e incluem as reformas de sanitários, depósito, e fachadas dos boxes, além da instalação de uma faixa de pedestre elevada, acessível e com piso tátil entre o Mercado Velho e o Anexo I.
Requalificação
“A gente começou a fazer a ligação entre o mercado e o anexo. Essa obra é resultado de uma emenda do deputado Tadeu Alencar, a CSURB está executando. A gente vai fazer a travessia entre os mercados, requalificação, pintura externa, vamos colocar os toldos novos também. Quero agradecer a Tadeu Alencar pela emenda e a Gabriel, que preside a CSURB, que está executando. Vamos em frente cuidar desse grande símbolo nosso. A gente também publicou uma licitação para fazer a requalificação completa do Mercado de São José, o maior deles, uma obra de R$ 20 milhões", esclareceu João Campos. .