Logo Folha de Pernambuco

Autoestima e os cuidados com a pele

Noites mal dormidas, alimentação longe de um equilíbrio, baixa ingestão de água e pouca atividade física refletem diretamente na nossa saúde física

Os dois anos iniciais da pandemia mudaram nossas considerações sobre muitos aspectos no dia a dia, principalmente a forma de lidar consigo diante do espelho. O enfrentamento de desafios contínuos em campos como a saúde física e mental, e as outras dificuldades na vida pessoal e profissional fez com que a autoestima de várias pessoas despencasse. E como lidar com isso nesta fase de retomada social, inclusive, com a flexibilização do uso de máscaras e aquela exposição do rosto como ele é?

Sem filtro

A cirurgiã-dentista Edjany Sá, do Instituto Face, destaca a importância de alguns cuidados para mudar essa realidade sem acessórios e disfarce de filtros. Ela, que trabalha com técnicas para controle do envelhecimento, pontua que o excesso de preocupação, noites mal dormidas, alimentação longe de um equilíbrio, baixa ingestão de água, pouca atividade física, assim como muitas expressões faciais na comunicação diária fazem com que a face mostre toda essa desordem. 
 
Face
“O rosto é nosso cartão de visita. Quando estamos bem ou mal, isso é nítido. E um dos primeiros passos para reverter essa realidade desanimadora é a partir de procedimentos simples para melhor apresentação pessoal. O mercado de estética dispõe de técnicas maravilhosas que fazem com que a produção de colágeno, vitamina C e ácido hialurônico, que são substâncias do próprio organismo, seja mais estimulada em sintonia com ajustes na redução de olheiras e rugas, bem como reversão de cavidades sem preenchimento e falta de contornos”, explica.

Vida saudável
 
Edjany também frisa que não existe diferença nos procedimentos de homem e de mulher. "Quanto antes tomarmos consciência de um estilo de vida mais saudável, cuidado do nosso corpo e da mente, melhor. Tudo flui de maneira mais interessante, diferente de quando já estamos em um processo mais avançado de falta de atenção, prioridade. Investir em uma pele mais firme e com toque radiante é absurdamente estimulante para retomarmos o gosto pela vida e a liberdade de ser quem somos, com ou sem máscara na vida real, ou mesmo diante da exposição nas redes sociais”, conclui a expert.
 

Ilha da Alegria

Começa hoje (25) o Festival Fantástica Ilha da Alegria, no Projeto Tamar, em Fernando de Noronha. Até sexta-feira, ocorrem palestras gratuitas, feira cultural, workshops sobre empreendedorismo e sustentabilidade, apresentações musicais e dos humoristas Fábio Rabin e Renato Albani, entre outras atrações. Os ingressos e inscrições das palestras são feitos através do sitewww.ingressodigital.com

Recicle

E quem visitar a área de palestras encontrará também um ponto descarte para lixo eletrônico como cabos, celulares, pilhas e conectores que não são mais utilizados. A urna faz parte do programa Recicle com a Vivo, movimento pioneiro da empresa no setor para promover a logística reversa de eletrônicos. 
 

Resíduos eletrônicos
Ao todo, a Vivo, que é patrocinadora do evento, já recolheu mais de 5 milhões de itens, sendo mais de um milhão de celulares e 128 toneladas de resíduos voltaram para a cadeia produtiva. Atualmente, as mais de 1700 lojas da Vivo pelo país estão equipadas com lixeiras e urnas para receber resíduos eletrônicos.
 
Mulheres

Entre as palestras, destaque para o tema "Nem toda menina sonha ser bailarina", que será ministrada amanhã (26) pela plaestrante  Amanda Melo, voltada somente para mulheres. Outro assunto interessante será o da palestra "Sustentabilidade e Reciclagem em Noronha",  com visita na usina de tratamento de resíduos , na quinta-feira (28). Por fim, na sexta-feira (29), tem o tema "Como criar conteúdo digital para sua empresa apenas com o celular", com a influencer Nara Marques.

Clube 
Já está aberto para o público o Clube Social Esportivo - FPS Sports, o novo centro de esportes e lazer de Pernambuco, iniciativa da Fundação Alice Figueira. O espaço de 6.500m² possui piscina semi-olímpica, campo de futebol society, quadras poliesportivas, dojô, pista de atletismo com 120m, espaço kids, vestiários amplos, restaurante e espaço para eventos. Localizado na Av. Mascarenhas de Morais, o clube foi inaugurado essa semana com a presença de autoridades e pessoas ligadas ao esporte. De acordo com o diretor da FPS Sports, Kleber Borges, o local chega com uma proposta para fazer atividade física e confraternizar com os amigos.

Atividade esportiva

“Representa um novo conceito de clube esportivo, com espaço amplo, aberto e uma grande variedade de modalidades, em que podem se exercitar dos pais aos filhos, assim como realizar aniversários e eventos esportivos e de lazer. Dessa forma acreditamos estimular hábitos mais saudáveis ”, destaca.
 
Atendimento

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, por meio das Secretarias Executivas de Assistência Social e de Políticas para Criança e Juventude, iniciou um ciclo de formações sobre o atendimento de crianças vítimas de abuso e exploração sexual. Na ocasião, estiveram presentes profissionais dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) da macrorregião do Sertão, o que representou uma abrangência a 47 municípios

.
 
Direitos

A iniciativa surge com o intuito de fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e a rede de enfrentamento às violências sexuais contra crianças e adolescentes no Estado. Nesta semana, a ação ocorrerá com profissionais da macrorregião do Agreste. Posteriormente, também serão contempladas a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife.
 
Enfrentamento

“Iniciamos essa atividade para focar numa ação maior, que vai subsidiar o Encontro Estadual de Enfrentamento às Violências Sexuais. Vão ocorrer várias oficinas durante o ano. Hoje realizamos um encontro de forma remota, vamos manter essa metodologia nas macrorregiões, mas haverá um encontro presencial e outras ações para reforçar a atuação dos profissionais no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças”, explicou o gerente de Políticas para Criança da SDSCJ, Macdouglas de Oliveira.

Mercado
Um dos pontos de comércio popular mais antigos da cidade do Recife, o Mercado de Casa Amarela está, desde março, passando por reformas a fim de tornar o equipamento mais acessível e funcional para comerciantes e usuários. No valor de R$ 237 mil, as obras estão sendo executadas pela Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) e incluem as reformas de sanitários, depósito, e fachadas dos boxes, além da instalação de uma faixa de pedestre elevada, acessível e com piso tátil entre o Mercado Velho e o Anexo I. 

Requalificação 
“A gente começou a fazer a ligação entre o mercado e o anexo. Essa obra é resultado de uma emenda do deputado Tadeu Alencar, a CSURB está executando. A gente vai fazer a travessia entre os mercados, requalificação, pintura externa, vamos colocar os toldos novos também. Quero agradecer a Tadeu Alencar pela emenda e a Gabriel, que preside a CSURB, que está executando. Vamos em frente cuidar desse grande símbolo nosso. A gente também publicou uma licitação para fazer a requalificação completa do Mercado de São José, o maior deles, uma obra de R$ 20 milhões", esclareceu João Campos. .
 

Veja também

Exposição "O Café Que Nos Une" reúne pinturas com café de diversos países
CAFÉ

Exposição "O Café Que Nos Une" reúne pinturas com café de diversos países

Brasil precisa constitucionalizar o Susp, diz Lewandowski
SEGURANÇA PÚBLICA

Brasil precisa constitucionalizar o Susp, diz Lewandowski

Newsletter