CEO da Osklen realiza Masterclass sobre sustentabilidade no YouTube da UFPE
O ambientalista e guardião da floresta amazônica Oskar Metsavaht comandará o encontro online ao vivo, nesta quarta-feira (14)
O ambientalista, ativista e guardião da floresta amazônica, Oskar Metsavaht CEO e Diretor Criativo da Osklen, ministrará uma masterclass ao vivo nesta quarta-feira (14), às 11h, no canal do Youtube da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O tema central da discussão é “Entre o futuro e o presente: [re]pensando os desafios para um Brasil sustentável”. O objetivo do encontro é mostrar como a cadeia sustentável nos fortalece culturalmente tendo o Brasil como referência para outros países.
Sustentabilidade
“Se nós criarmos projetos com desenvolvimento sustentável, gerando produtos e serviços tanto para o Brasil quanto para fora, acredito que teremos a chance de dar uma grande virada no país e no planeta.” conta Metsavaht.
UFPE
A masterclass está sendo organizada pela UFPE, em parceria com as universidades brasileiras integrantes do consórcio Vamos: Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A masterclass será transmitida através do canal do Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da UFPE no YouTube e não será necessário realizar inscrição prévia. Para participar, acesse o canal do Youtube da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - https://www.youtube.com/@UFPEoficial.
Start UP
No início deste mês - exatamente dois anos após a apresentação do empreendimento ao mercado e 90 dias antes do prazo original - Felipe e Marina Pacífico e José Ricardo Carvalho, entregaram o Tolive One, o primeiro empreendimento por assinatura do Nordeste administrado 100% pela Housi, Start Up que revolucionou o conceito de moradia por assinatura no Brasil.
Inovação
O que isso significa? Que já é possível ter acesso ao aluguel flexível, descomplicado e contratação 100% online, sem necessidade de contrato, burocracias e muito menos fiador. Também não existe prazo mínimo ou máximo para que o locatário permaneça no imóvel. Isso também quer dizer que a pernambucana Tolive Incorporadora foi tão disruptiva e arrojada, que já um dos principais benchmarks do seu parceiro Alexandre Frankel, fundador da Vitacon e idealizador da Housi.
Sotaque
“Inovamos em tudo, dos interiores ao padrão construtivo industrializado, o que nos fez ser muito ágeis em todo o processo” celebra Felipe Pacífico, da Tolive Incorporadora. “A cereja do bolo é que os famosos neons decorativos famosos nas áreas comuns de todos os empreendimentos Housi agora ganharam um sotaque pernambucano. Ao visitar o ONE, os moradores se deparam com palavras de ordem como “arretado”, “eita” e “Oxe” complementa Marina Pacífico, também diretora da Tolive.
Moradia por assinatura
“Não existe na história do mercado imobiliário do Nordeste nenhum imóvel que tenha sido construído, acabado, decorado e completamente equipado em apenas 24 meses. E o mais gratificante: até agora com sucesso e satisfação dos clientes nas vistorias. Estamos entregando muito mais do que prometemos”, vibra Felipe Pacífico, diretor da Tolive Incorporadora. O status de primeira plataforma de moradia por assinatura do mundo, foi conquistado entregando flexibilidade e inovando nos serviços, que otimizam a vida de seus moradores e proprietários.
Tudo pronto
O grande diferencial desse modelo de imóvel, tendência mundial no mercado, é que o comprador/investidor já recebe o seu apartamento totalmente pronto para locação. Todas as unidades são entregues mobiliadas, decoradas e com enxoval completo, o que pelos cálculos dos incorporadores faz com que os investidores antecipem, no mínimo, seis meses de locação, sem que tenha perda de tempo e dinheiro para deixar o imóvel apto e atraente para receber os futuros inquilinos.
Estrutura
Os apartamentos disponíveis não apenas são entregues absolutamente prontos, como também têm a estrutura necessária para a estadia imediata, com pratos, talheres, eletrodomésticos, cama, mesa e banho. Além disso, despesas como condomínio, IPTU, água, luz, Wi-Fi e TV a cabo já estão inclusas no valor da assinatura. Portanto, o locatário não precisa se preocupar com o pagamento individual de contas. O design é inteligente, sofisticado e atemporal, pensado com foco na não depreciação a curto prazo. O projeto de design foi assinado por Zezinho e Turibio, que assinam tanto o desenho do edifício, a área comum e o interior de todas as unidades.
ART-PE
Neste final de semana, rolou a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE), no Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Foi um encontro de galerias de arte, galeristas, marchands e colecionadores de arte moderna e contemporânea. Ao todo foram 15 espaços de arte, entre eles 10 galerias de arte de Pernambuco, uma online, uma galeria do Ceará, outra de Fortaleza, e dois espaços com projetos de arte e impacto social.
Arte
De acordo com Diogo Viana, idealizador da feira, o objetivo foi fomentar o mercado local de artes visuais. “É uma necessidade do Recife. A cidade é um celeiro de artistas, mas é tudo muito pulverizado, é preciso unir forças”, afirma. “Além disso, o próprio público comprador não conhece muitas galerias, no geral frequenta apenas uma ou duas. Então também é uma forma de ampliar o leque de opções para quem consome arte”.
Galerias
A ART-PE contou com a participação das galerias Amparo 60, Garrido Galeria, Número Galeria, Spotart, RedigArt, Nuvem Galeria, Arte Plural, Ceci Galeria, Casa Antica Escritório de Arte, Christal Galeria, Cave Galeria – CE, Casa Balea Galeria e Mau Mau Galeria.
ONG Paratodos
Chamou atenção duas galerias de impacto social: a ONG Paratodos e o projeto Veneza Teimosa. A Paratodos é uma instituição sem fins lucrativos que leva projetos sociais para pessoas em vulnerabilidade social há mais de 20 anos. É uma ONG que tem projetos financiados essencialmente pela Arte. Os valores angariados nos leilões são investidos integralmente nos projetos apoiados pela instituição e distribuídos em frentes de atuação como: Assistência, Alimentos, Arte, Arquitetura, Educação, Cultura, Saúde e Esportes.
ONG Veneza Teimosa
Já o projeto Veneza Teimosa é idealizado pelo curador de arte, Aslan Cabral, e pela historiadora da arte, Mônica Bouqvar. Ele reúne obras de artistas periféricos da capital pernambucana que fazem parte do projeto social e cultural que busca, incentiva e promove talentos periféricos a desenvolverem suas expressões culturais. O evento contou com o patrocínio do BTG Pactual, Tintas Iquine, Governo do Estado e Vivix Vidros Planos.
Representatividade preta
A Vivo está anunciando que todas as suas iniciativas no segmento de influência passarão a contar, obrigatoriamente, com ao menos 50% de representatividade preta. Ou seja, metade de todos os squads de creators – contratados para produção de conteúdo nos respectivos perfis ou nas redes proprietárias Vivo – será composta por pessoas negras. A marca, que sempre considerou a diversidade uma premissa e tem atuado de forma consistente no tema, entende a relevância desse anúncio e espera inspirar outros players a direcionarem um olhar mais inclusivo aos projetos de comunicação.
Diversidade
“É essencial gerarmos espaço para vozes negras se expressarem fora das pautas identitárias e raciais, por isso a importância de garantirmos a presença de influenciadores negros abordando outros temas, como tecnologia, por exemplo”, comenta a diretora de Marca e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.
Recife Limpa
O prefeito João Campos acompanhou mais uma ação do Recife Limpa, projeto que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto. Desta vez, foi conferir a atuação do Ecobarco da Prefeitura, com saída no Iate Clube do Recife, em Brasília Teimosa, e seguiu pelo Rio Capibaribe. O equipamento, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), tem capacidade para coletar até 240 kg de resíduos e é empregado diariamente na limpeza do rio, dando suporte também para as ações feitas nos manguezais.
Ecobarco
“A gente lançou o Recife Limpa em outubro deste ano. Um programa que reforça e aprimora a limpeza urbana na cidade, com ampliação de frota, de equipe, de ações educativas e que trouxe também novidades como a varrição mecânica. A Prefeitura está investindo na limpeza urbana e eu aproveito para pedir a colaboração de todos os recifenses para fazerem o descarte correto do lixo”, explicou João Campos.
Limpeza
As intervenções para a limpeza de manguezais acontecem em frente ao Cais da Alfândega, ao longo da Rua da Aurora, no trecho compreendido entre a Rua da Imperatriz e a Avenida Norte, beneficiando também a vegetação que fica em frente à Casa da Cultura, o Cais José Estelita, no Cabanga e nos bairros da Jaqueira e Poço da Panela. Há ainda o trabalho de limpeza dos resíduos flutuantes do Rio Capibaribe.
Preservação
As iniciativas contribuem com a preservação do meio ambiente, retirando os materiais descartados incorretamente tais como garrafas plásticas, móveis e até equipamentos domésticos. A maioria do lixo removido são garrafas plásticas, mas, em algumas ocasiões, também são encontrados colchões, móveis, sapatos e peças de aparelhos eletrônicos, como televisores e computadores.
Educação
Natura celebra 27 anos da marca Crer para Ver e mais de R$ 460 milhões investidos na melhoria da educação brasileira. Entre os produtos da empresa, todos desenvolvidos com estampas exclusivas, estão as canecas, os pratos e os bowls de cerâmica e os materiais de papelaria, como os cadernos, lápis e necessaires. Para o Natal de 2022, a marca ainda destaca o lançamento de novas estampas para seus squeezes, bolsas, lancheiras e canecas.
Transformação
Para seguir apoiando a transformação na educação do Brasil, Crer para Ver apresenta novas estampas na coleção 2023, perfeitas para presentear com propósito neste Natal. Os produtos da linha estão disponíveis com as Consultoras e Consultores de Beleza Natura, além do site e aplicativo oficial da marca.
Tacaruna Social
A loja pop up do Tacaruna Social está de volta! O projeto do Shopping Tacaruna é voltado para a melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno do empreendimento. As artesãs capacitadas pelas oficinas oferecidas pelo projeto ao longo do ano estão comercializando peças produzidas por elas, como produtos natalinos, caixas decorativas, porta joias, bandejas, bancos, vasos e chaveiros. Os produtos foram confeccionados através de várias técnicas como: produção com feltro, craquelê, vitrificação, papel e resina e outros materiais reciclados.
Comunidades
O espaço fica no primeiro piso, próximo à Praça de Eventos, e segue em funcionamento até o dia 05 de janeiro de 2023. Estão disponíveis uma média 3.000 peças que variam de R$ 5 a 300. Ao longo do ano, participaram das oficinas realizadas pelo Tacaruna Social, uma média de 80 alunas, todas residentes das comunidades do entorno do mall, com destaque para Chié, Ilha de Santa Terezinha, Vila dos Casados, Campo do 11, João de Barros e Ilha do Joaneiro.
Natal Tacaruna
Ainda por lá, no Shopping Tacaruna, o Natal 2022 traz o espaço “Oficinas Encantadas Semeando o Amor e a Conexão com a Natureza” para o público infantil. O local, que está montado no segundo pavimento do mall, próximo à Loja CVC, até 24 de dezembro, oferece oficinas encantadas (durante a semana) e mais brincadeiras e contações de histórias (finais de semana).
Oficinas
As oficinas serão realizadas de segunda a sexta, das 14h às 22h, com sessões que se iniciam a cada hora, nas quais crianças a partir dos 5 anos vão colocar a mão na massa para criar peças e presentes usando elementos da natureza. A ideia das oficinas é promover os trabalhos manuais e seus benefícios para as crianças. Durante a prática com as mãos, a criança atinge um estado de concentração profunda, maneira pela qual ela organiza suas energias psíquicas e constrói o adulto que está dentro dela.
Jardim
Serão ministrados cinco tipos de oficinas, para cada dia da semana uma. Às segundas, as crianças vão trabalhar com argila e plantinhas desidratadas para criar um jardim encantado num pote de vidro; às terças vão poder fazer artes em pedras com tintas e pincel; às quartas com palitos de picolé, canetinhas e muita criatividade vão aprender a fazer um quebra-cabeça divertido; nas quintas, os oficineiros mirins vão criar insetos a partir de pregadores de roupa; e nas sextas haverá uma oficina de carimbo e cada participante vai levar uma bolsinha e um cartão personalizados por eles mesmos com tinta, folhas e muita imaginação. O resultado das oficinas é levado para casa pelos participantes, que vão contar também com um cantinho de leitura e desenho.
Brincadeiras
Já nos finais de semana, a atração vai promover sessões de brincadeiras, com 30 minutos cada, das 14h às 15h30 e das 17h30 às 22h. As oficinas e o espaço contam com produção e curadoria de Cláudia Bettini, do @corujices, e a equipe da @recrearte é quem vai estar no comando das atividades durante esse período.
Contações de histórias
Também nos finais de semana, o espaço “Oficinas Encantadas Semeando o Amor e a Conexão com a Natureza” vira também palco para contadores de histórias profissionais, trazendo o universo natalino através da tradição oral, misturando música, contos, diversão e encanto, às 16h.
Natal que marca
A campanha "Kopenhagen: Natal que marca", "A Kopenhagen apresenta presentes muito especiais, os que realmente marcam os momentos de quem recebe nossa icônica sacola vermelha. A linha especial de Natal valoriza as doces memórias dos sabores que só a Kopenhagen tem, em edições e versões limitadas de grandes clássicos da marca. Os protagonistas dessa celebração são os panettones, neste ano em embalagens fashionistas, como Panettone Exagero Língua de Gato ou Panettone Mousse Cherry, além dos lançamentos Panettone Língua de Gato Black and White e Panettone Doce de leite. Não faltam nessa festa as caixas especiais de chocolate e cestas memoráveis. Todos os nossos produtos são feitos com extremo cuidado em receitas exclusivas, para deixar o Natal dos nossos consumidores ainda mais marcante", destacou Monica Ogawa, gerente sênior executiva da marca.
Surpresa
A Kopenhagen também traz o valor de surpreender na hora de presentear. Pensando nisso, a marca aposta em novas embalagens comemorativas que pretendem marcar tanto quem recebeu como quem está presenteando. Com o tema "Celebrar", as embalagens presenteáveis ganharam alças coloridas e personagens festivos, que representam as diferentes formas de celebrar a época. Outra novidade da coleção são as latas douradas de Nuts e Bombons, que reproduzem o arrojo e a elegância da marca. Os clássicos também retornam em novas embalagens, com laços dourados e embalagens sofisticadas.
Novidades
Este ano, a Kopenhagen traz novidades em seu catálogo natalino e resgata clássicos queridinhos do público, com um portfólio diversificado para impressionar diversos paladares e uma régua de preços heterogênea para se encaixar em todos os bolsos.
Lançamentos
Para a data comemorativa, a marca aposta em um portfólio especial que apresenta novas texturas e sabores ao público. A famosa coleção de panettones ganha 2 novos sabores irresistíveis com recheios que derretem na boca. A linha de presentes especiais ganha 5 novos produtos que se destacam com suas embalagens sofisticadas. Assim como a linha Petit, que também conta com uma super novidade crocante, saborosa e delicada. Já para as crianças, a Lingato traz duas novas opções presenteáveis, que prometem tornar o momento divertido e delicioso.