Cepe e população pernambucana incentivam leitura e realizam doação de livros para Rio Grande do Sul

Campanha ajuda a população a viver esse momento difícil pós-catástrofe e incentivar a leitura

Mais de oito mil livros arrecadados pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com apoio de parceiros e da sociedade foram doados a bibliotecas escolares do Rio Grande do Sul. Os títulos vão ajudar a reconstruir o acervo perdido nas fortes chuvas registradas nos meses de abril e maio deste ano, que deixaram um rastro de destruição em vários municípios.

Um caminhão carregado com os livros, acondicionados em 129 caixas, partiu do Recife na terça-feira (24/09) para fazer a entrega a coordenadores da campanha 'A Ponte', criada no Rio Grande do Sul logo após a pior cheia na história do Estado.

“A Cepe vai contribuir com 8.170 livros novos e usados em bom estado de conservação, a maioria do gênero infantojuvenil, que é o foco da campanha. Recebemos muito material, fizemos uma triagem para avaliar as condições físicas e o conteúdo de cada livro e selecionamos somente os aptos, incluindo também alguns didáticos sem uso e títulos de literatura para o público jovem”, informa afirma a chefe de Arquivo da empresa pública, Tatiana Gusmão.

Nos meses de junho e julho, por meio do Núcleo Pedagógico da Cepe, a sociedade em geral e instituições parceiras foram convidadas a participar dessa corrente em prol das bibliotecas escolares do Rio Grande do Sul, em dois momentos distintos: primeiro, com pontos de arrecadação nas lojas da Editora e nos Colégios Apoio, Cognitivo e Fazer Crescer; em seguida, com outro posto de coleta, montado no Plaza Shopping, situado no bairro de Casa Forte, na Zona Norte do Recife. Há também, doação feita pelo Conservatório Pernambucano de Música. A Editora doou para a campanha 200 títulos do seu acervo.

“Como editora, a Cepe não poderia deixar de participar de uma campanha como essa, nós temos um grande trabalho de valorização do livro e da leitura e entendemos a importância de reorganizar as bibliotecas escolares para que elas voltassem a funcionar a pleno vapor. Estamos muito felizes com o resultado, com a quantidade de livros que arrecadamos, temos certeza de que a doação vai ser de grande utilidade, os títulos vão ajudar a recompor as bibliotecas, vão ajudar a população a viver esse momento difícil pós-catástrofe e incentivar a leitura”, afirma a jornalista e coordenadora do Núcleo Pedagógico, Mariana Oliveira.

A jornalista observa que, no primeiro momento da catástrofe provocada pela enchente, havia necessidades básicas a serem supridas no Rio Grande do Sul, como arrecadação de alimentos, água, roupas, calçados, lençóis, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza. Em seguida, chegou a vez dos livros, que é um outro tipo de valor, intangível e subjetivo, mas também muito importante.

 

Veja também

Jogo de futebol de várzea termina em confusão entre torcidas no Campo do Bueirão, na Torre
Violência

Jogo de futebol de várzea termina em confusão entre torcidas no Campo do Bueirão, na Torre

Extração dentária, cirurgias bucais e mais; UFPE abre seleção para pacientes serem atendidos
Saúde

Extração dentária, cirurgias bucais e mais; UFPE abre seleção para pacientes serem atendidos

Newsletter