Copergás enxerga no biometano uma oportunidade estratégica para a transição energética
A Companhia participou do 11º Fórum do Biogás, no Rio de Janeiro
A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) participou da 11ª edição do Fórum do Biogás, no Rio de Janeiro. O evento é considerado o maior da América Latina no setor, e reuniu especialistas, empresas, investidores e representantes do setor público para discutir os cenários político-regulatórios e as tendências de mercado.
A Copergás, que é uma das principais distribuidoras de gás natural no Nordeste, vê no biometano uma oportunidade estratégica para a transição energética. O diretor-presidente da companhia, Felipe Valença, destacou a importância do setor para a economia regional e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a expansão do uso do biogás e biometano.
“O biometano tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Nordeste e de Pernambuco, em especial. Estamos comprometidos em impulsionar essa cadeia produtiva, que não apenas promove a sustentabilidade e a descarbonização, mas também gera empregos e investimentos locais. A Copergás trabalha para integrar o biometano em nossa matriz energética, alinhando crescimento econômico com responsabilidade ambiental”, afirmou Valença.
A Copergás assinou um contrato com o Ecoparque Jaboatão, da empresa Orizon, prevê o fornecimento de 60 mil m³ por dia de biometano. O fornecimento está previsto para iniciar no primeiro trimestre de 2025, a distribuição e pode alcançar o fornecimento de 110 mil m³ diários ainda em 2025, o que representa 7% do volume comercializado pela empresa. O gás de origem limpa será injetado diretamente na rede da Copergás.
Entre os destaques do Fórum do Biogás, esteve a assinatura de um termo de cooperação entre a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O acordo visa promover ações conjuntas para fortalecer o setor de gás natural, biogás e biometano no Brasil, com foco na substituição do diesel por alternativas mais limpas como o GNV e o biometano para veículos pesados, transporte urbano e coleta de resíduos.
O evento também abordou políticas públicas para incentivar a produção e o consumo de biogás. Também foram apresentados cases nacionais e internacionais que destacam boas práticas de descarbonização e eficiência energética.
Durante o painel sobre mobilidade, Renata Isfer, presidente da ABiogás, ressaltou que o biometano está se consolidando como uma alternativa economicamente viável ao diesel, sendo essencial para um transporte mais sustentável no Brasil.
"O biometano se mostra mais competitivo em termos de custos, e sua adoção em larga escala pode acelerar a transição para uma mobilidade mais limpa", declarou Renata Isfer, presidente da ABiogás, ressanltando que o biometano está se consolidando como uma alternativa economicamente viável ao diesel, sendo essencial para um transporte mais sustentável no Brasil.