Logo Folha de Pernambuco

Copergás enxerga no biometano uma oportunidade estratégica para a transição energética

A Companhia participou do 11º Fórum do Biogás, no Rio de Janeiro

A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) participou da 11ª edição do Fórum do Biogás, no Rio de Janeiro. O evento é considerado o maior da América Latina no setor, e reuniu especialistas, empresas, investidores e representantes do setor público para discutir os cenários político-regulatórios e as tendências de mercado. 

A Copergás, que é uma das principais distribuidoras de gás natural no Nordeste, vê no biometano uma oportunidade estratégica para a transição energética. O diretor-presidente da companhia, Felipe Valença, destacou a importância do setor para a economia regional e o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a expansão do uso do biogás e biometano.

“O biometano tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do Nordeste e de Pernambuco, em especial. Estamos comprometidos em impulsionar essa cadeia produtiva, que não apenas promove a sustentabilidade e a descarbonização, mas também gera empregos e investimentos locais. A Copergás trabalha para integrar o biometano em nossa matriz energética, alinhando crescimento econômico com responsabilidade ambiental”, afirmou Valença.

A Copergás assinou um contrato com o Ecoparque Jaboatão, da empresa Orizon, prevê o fornecimento de 60 mil m³ por dia de biometano. O fornecimento está previsto para iniciar no primeiro trimestre de 2025, a distribuição e pode alcançar o fornecimento de 110 mil m³ diários ainda em 2025, o que representa 7% do volume comercializado pela empresa. O gás de origem limpa será injetado diretamente na rede da Copergás. 

Entre os destaques do Fórum do Biogás, esteve a assinatura de um termo de cooperação entre a Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) e a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O acordo visa promover ações conjuntas para fortalecer o setor de gás natural, biogás e biometano no Brasil, com foco na substituição do diesel por alternativas mais limpas como o GNV e o biometano para veículos pesados, transporte urbano e coleta de resíduos.

O evento também abordou políticas públicas para incentivar a produção e o consumo de biogás. Também foram apresentados cases nacionais e internacionais que destacam boas práticas de descarbonização e eficiência energética.

Durante o painel sobre mobilidade, Renata Isfer, presidente da ABiogás, ressaltou que o biometano está se consolidando como uma alternativa economicamente viável ao diesel, sendo essencial para um transporte mais sustentável no Brasil.

"O biometano se mostra mais competitivo em termos de custos, e sua adoção em larga escala pode acelerar a transição para uma mobilidade mais limpa", declarou Renata Isfer, presidente da ABiogás, ressanltando que o biometano está se consolidando como uma alternativa economicamente viável ao diesel, sendo essencial para um transporte mais sustentável no Brasil.

Veja também

B3 informa abertura da 2ª rodada de consulta pública para revisão de regras do novo mercado
bolsa de valores

B3 informa abertura da 2ª rodada de consulta pública para revisão de regras do novo mercado

Secretária-geral da OEA denuncia "humilhações e torturas inimagináveis" contra crianças na Venezuela
VENEZUELA

Secretária-geral da OEA denuncia "humilhações e torturas inimagináveis" contra crianças na Venezuela

Newsletter