Debate sobre o lazer das mães e crianças autistas abrem o Mês das Mães
O Encontro Aurora aconteceu com entrada gratuita no Pomar Eventos
Para a edição do Encontro Aurora Abril Azul, escolhi um tema sobre debate pouco discutido na sociedade: o lazer das mães e crianças autistas. A ideia foi chamar atenção do poder público e das grandes empresas de lazer e turismo para fortalecer essa discussão. O evento aconteceu no Pomar, nessa última quarta-feira. Na ocasião, trouxe à tona reflexões sobre: o ‘Cuidar de quem cuida’; como montar e se preparar para festa infantil e o Direito ao lazer.
Lazer
“Muito se discute sobre a educação e a saúde das crianças com PcD, mas o lazer que é primordial para a saúde mental, é pouco debatido. Achei uma temática totalmente diferente do que geralmente discutimos”, comentou a advogada especialista em TEA, Vivianne Guimarães.
Experientes
Convidei experts na área e profissionais que estão há mais de 20 anos trabalhando em suas atuações. A empresária do ramo de festas Camila Drummond, a clínica Somar e a advogada Viviane Guimarães, especialista em direito do TEA, além do massoterapeuta Michael Rocha, especializado em medicina chinesa e a empresária Stela Fucale, da Organno Jaqueira, foram os principais palestrantes do encontro.
Diversão
Foi uma tarde de muita diversão com atividades de psicomotricidade e musicoterapia para os pequenos sob responsabilidade da Clínica Somar. Enquanto isso, as mamães ficaram sob cuidados das mãos do massoterapeuta, além de receberem muitas dicas de Camila, junto com a psicóloga, Luana Passos, sobre superar desafios na festinha infantil e sua montagem.
Informação
Para saber sobre seus direitos, Vivianne orientou as mães e abriu o diálogo com sociedade civil e autoridades. Estiveram presentes, inclusive com espaço de fala a SDSCJ-PE, representado por Marconi Barkokebas; a Prefeitura do Recife, na pessoa de Luciana e a Comissão Parlamentar Especial da Alepe em Defesa dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), representada pelo deputado estadual, Eriberto Júnior. Para completar, as cuidadoras conversaram com a psicóloga familiar da Somar sobre a necessidade do Autocuidado, quando iniciamos as comemorações de Dia das Mães.
Clicks
Confira algumas fotos do nosso registro. Crédito: Bruna Costa.