Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com atendimento gratuito para pessoas cadeirantes

Serão oferecidos serviços de psicologia, enfermagem, jurídico, fisioterapêutico, educação física e nutrição, na UNIFG

Estabelecido por meio da Lei nº 11.133/2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), lembrado neste sábado, tem a finalidade de conscientizar e dar visibilidade para os grandes desafios enfrentados por pessoas que têm algum tipo de deficiência. Um dos meios de proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas é através dos exercícios físicos, que ajudam no fortalecimento do corpo, promovem autonomia, inclusão, além de prevenir doenças, como cardiovasculares e respiratórias.

Por isso, foi com esses e outros objetivos que o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) tem sido parceiro e apoiador do Projeto Somos (https://www.instagram.com/somosumaong_/) – Servir com o propósito de Mudar a História de Muitos. O projeto, que teve início em meados de 2019, tem a finalidade de proporcionar, de forma gratuita, para pessoas cadeirantes, atividades físicas, por meio do curso de educação física, e serviços nas áreas de fisioterapia, psicologia, enfermagem, jurídico e nutrição, realizados por docentes e discentes da UNIFG.

“A Somos busca trazer qualidade de vida, interação de pessoas, atender necessidades dos cadeirantes e recolocar no mercado de trabalho. Alguns querem estudar, a gente entende junto com eles qual seria um curso ideal. A Somos ajuda também aqueles que estão ali como voluntários, como idealizadores. Então, eu acredito que a gente veio nesse mundo para servir”, informa um dos idealizadores do Projeto, Pedro Moury.

Atualmente, participam do Somos pessoas cadeirantes com lesão medular. O projeto conta com o aporte da Clínica Integrada de Saúde (CIS), da UNIFG. Os cadastramentos já estão ocorrendo todas terças-feiras e quintas-feiras, presencialmente, a partir das 13h, os interessados deverão ir à instituição, que fica localizada na Rua Comendador José Didier, nº 27, bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, munidos com um documento com foto, o termo de aptidão física, eletrocardiograma (ECG) e dois contatos de emergência.

Para saber mais informações, os interessados deverão entrar em contato pelo número, que também é WhatsApp, (81) 3461-5529, ou ir diretamente à instituição, que fica localizada na Rua Comendador José Didier, nº 27, bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

Veja também

CEO da Oceangate queria treinar tripulantes de submarino Titan em uma hora, diz ex-funcionário
MUNDO

CEO da Oceangate queria treinar tripulantes de submarino Titan em uma hora, diz ex-funcionário

Bia Haddad vence irmãs Kudermetova em rodada dupla e vai à final do WTA de Seul
TÊNIS

Bia Haddad vence irmãs Kudermetova em rodada dupla e vai à final do WTA de Seul

Newsletter