Logo Folha de Pernambuco

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com atendimento gratuito para pessoas cadeirantes

Serão oferecidos serviços de psicologia, enfermagem, jurídico, fisioterapêutico, educação física e nutrição, na UNIFG

Estabelecido por meio da Lei nº 11.133/2005, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), lembrado neste sábado, tem a finalidade de conscientizar e dar visibilidade para os grandes desafios enfrentados por pessoas que têm algum tipo de deficiência. Um dos meios de proporcionar uma melhor qualidade de vida para essas pessoas é através dos exercícios físicos, que ajudam no fortalecimento do corpo, promovem autonomia, inclusão, além de prevenir doenças, como cardiovasculares e respiratórias.

Por isso, foi com esses e outros objetivos que o Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) tem sido parceiro e apoiador do Projeto Somos (https://www.instagram.com/somosumaong_/) – Servir com o propósito de Mudar a História de Muitos. O projeto, que teve início em meados de 2019, tem a finalidade de proporcionar, de forma gratuita, para pessoas cadeirantes, atividades físicas, por meio do curso de educação física, e serviços nas áreas de fisioterapia, psicologia, enfermagem, jurídico e nutrição, realizados por docentes e discentes da UNIFG.

“A Somos busca trazer qualidade de vida, interação de pessoas, atender necessidades dos cadeirantes e recolocar no mercado de trabalho. Alguns querem estudar, a gente entende junto com eles qual seria um curso ideal. A Somos ajuda também aqueles que estão ali como voluntários, como idealizadores. Então, eu acredito que a gente veio nesse mundo para servir”, informa um dos idealizadores do Projeto, Pedro Moury.

Atualmente, participam do Somos pessoas cadeirantes com lesão medular. O projeto conta com o aporte da Clínica Integrada de Saúde (CIS), da UNIFG. Os cadastramentos já estão ocorrendo todas terças-feiras e quintas-feiras, presencialmente, a partir das 13h, os interessados deverão ir à instituição, que fica localizada na Rua Comendador José Didier, nº 27, bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, munidos com um documento com foto, o termo de aptidão física, eletrocardiograma (ECG) e dois contatos de emergência.

Para saber mais informações, os interessados deverão entrar em contato pelo número, que também é WhatsApp, (81) 3461-5529, ou ir diretamente à instituição, que fica localizada na Rua Comendador José Didier, nº 27, bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

Veja também

Em conversa com Cid, ex-ministro da Defesa chama Bolsonaro de 'ingrato' após isolamento nos EUA
TRAMA GOLPISTA

Em conversa com Cid, ex-ministro da Defesa chama Bolsonaro de 'ingrato' após isolamento nos EUA

Reforma tributária e concessão são debatidas em seminário no Recife
Tributos

Reforma tributária e concessão são debatidas em seminário no Recife

Newsletter