Erika Hilton é a primeira trans negra eleita vereadora de São Paulo
Historicamente, São Paulo elegeu duas pessoas transexuais entre os 10 vereadores mais votados. A mulher mais votada foi Erika Hilton (PSOL), na sexta posição, sendo a primeira trans negra eleita vereadora na cidade. Outros destaques são Thammy Miranda (PL), que apareceu em 9º lugar como vereador eleito e a candidatura coletiva Bancada Feminista, que conta com a presença de Carolina Iara, uma mulher travesti intersexo negra que agora será co-vereadora da capital.
Em sua campanha, Erika lançou o documento “Gente é Para Brilhar”, que reuniu nomes como Pabllo Vittar, Mel Lisboa, Zélia Duncan, Renata Sorrah, Liniker, Linn da Quebrada, Jean Wyllys, Laerte Coutinho, Silvio Almeida e mais 150 personalidades brasileiras em apoio a sua candidatura.
Futebol com elas
O Parque e Centro Esportivo Santos Dumont se prepara para receber o projeto “Gerando Mais que Futebol”, coordenado pelo campeão Mundial de Beach Soccer com a Seleção Brasileira, Fernando DDI. A iniciativa chama atenção pela grande quantidade de meninas participantes. Elas ocupam mais de 60 vagas na equipe.
Campo
“É uma felicidade acompanhar a crescente das mulheres em campo. Antigamente não tínhamos essa oportunidade, mas hoje já vejo meninas de 12, 13 anos com estrutura, material e espaço para crescer na modalidade. Fico muito feliz de poder estar presente nesse momento, porque o projeto me deu tudo o que eu precisava para me desenvolver no society. Tenho certeza que isso vai possibilitar o surgimento de novas jogadoras”, comemorou a goleira Ana Rebeca.
Bola
O projeto tem por objetivo a iniciação, o rendimento, o desenvolvimento e a inclusão social por meio do Futebol 7 (society). “Entendemos que elas não querem nada de especial voltado para elas, apenas a mesma oportunidade que sempre foi dada aos meninos. Com isso, organizamos horários e uniformes, tudo com parceria e opinião delas, e naturalmente houve a crescente de atletas nos procurando”, destacou DDI.
Gênero
Além de fornecer material esportivo e lanches, a iniciativa conta com uma equipe técnica composta por coordenador, professor, auxiliar e psicólogo. “A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte possibilita que a gente compartilhe a autoria de grandes projetos com institutos e a iniciativa privada. O Gerando Mais que Futebol simboliza oportunidade e representatividade. Oportunidade por ser incluído através do esporte e representatividade por essa valorização da mulher, do gênero”, arrematou Diego Pérez.
Mar
A embarcação Ciências do Mar IV, navio dedicado a um processo de ensino e aprendizagem da UFPE, já está atracada no Porto do Recife e pronta para levar conhecimento pelos mares da capital pernambucana. O Laboratório de Ensino Flutuante quer incentivar o desenvolvimento de conhecimento técnico-científico aplicado às atividades portuárias.
Universidades
Além de viabilizar o uso das instalações de acostagem para a embarcação, o Porto do Recife contará com o auxílio dos estudantes de Oceanografia da universidade pernambucana na elaboração de projetos ambientais e estruturais no terminal. O ancoradouro será contemplado com palestras, pesquisas, monitoramentos ambientais e análises técnicas. Tudo isso para ser utilizado por todas as universidades da Região Nordeste que possuem cursos na área de ciências do mar.